Bacharelado em Saúde Coletiva

Sobre o Curso

Sobre o Curso

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

De acordo com as Diretrizes Curriculares previstas pelo Ministério da Educação, em 2017, os currículos das Graduações em Saúde Coletiva devem se estruturar em pelo menos três campos de atuação: I – Gestão em Saúde; II – Atenção à Saúde; e III – Educação em Saúde. O/A sanitarista, portanto, tem uma formação generalista. 

Na Universidade de Pernambuco- UPE, o curso Bacharelado em Saúde Coletiva forma profissionais para uma atuação crítica e propositiva no campo da gestão, vigilância, educação e atenção em saúde. O currículo do curso está organizado em sete eixos:  Epidemiologia (05 componentes curriculares; 320 h); Política, Planejamento e Gestão em Saúde (05 componentes curriculares; 320 h); Fundamentos Biológicos (05 componentes curriculares; 160 h), Educação em Saúde (03 disciplinas; 120 h), Ciências Humanas e Sociais em Saúde (06 disciplinas, 560 h), Produção do Conhecimento (05 disciplinas; 200 h); Práticas em sistemas e serviços de Saúde no SUS (1.680 h). 

Na UPE, propomos formação que promove conhecimentos e habilidades técnicas a partir de um pensar crítico, autônomo e reflexivo, integrado aos aspectos científico, social, político, cultural e ético.  Para tanto, nosso currículo propõe sólida formação no campo das Ciências Humanas e Sociais em Saúde e toda a formação se integra aos princípios éticos e pedagógicos da educação em saúde. 

Os (as) estudantes são habilitados para atuar em funções de gestão, planejamento, administração, gerência, supervisão, regulação, controle, auditoria, assessoria, consultoria, educação em saúde e organização de ações e serviços de saúde públicos e privados. 

Em linhas gerais, destacamos algumas habilidades que buscamos desenvolver. No campo da gestão de sistemas de saúde, os/as sanitaristas são formados para realizar diagnóstico e priorização de problemas de saúde coletivos e das redes de atenção à saúde e linhas de cuidado; planejamento estratégico; formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programadas de saúde; auditoria; elaboração de metodologias de participação e controle social. São atividades diretamente envolvidas na gestão  de pessoas, gestão orçamentária e financeira, gestão de  sistemas de informação; gestão de contratos, gestão de redes de atenção à saúde e de linhas de cuidado, processos regulatórios. 

Para a atuação na vigilância, educação e atenção em saúde, preparamos profissionais para desenvolver ações multiprofissionais, interdisciplinares e intersetoriais de promoção, proteção e recuperação da saúde, propondo intervenções nos condicionantes e determinantes da situação de saúde, identificando riscos e atuando na promoção da qualidade de vida. Para atuação na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental,  habilitamos para a coleta, processamento e análise de indicadores de saúde e práticas coletivas de orientação e intervenção em saúde, investigações epidemiológicas e educação sanitária e ambiental.  Para atuação na atenção à saúde, os (as) estudantes são preparados para à organização do acesso e das linhas de cuidado; regulação de fluxos e assistência; promoção da humanização, integralidade, longitudinalidade  e qualidade da assistência. No âmbito dos estabelecimentos de saúde básicos, especializados ou  hospitalares, públicos ou privados, são preparados para elaborar perfil sociosanitário e epidemiológico da população usuária; organizar a oferta de serviços; realizar gestão de fila de espera; calcular, registrar e divulgar indicadores de mortalidade, morbidade, produtividade, qualidade da assistência, recursos humanos, suprimento e estoques e indicadores orçamentários e financeiros. São formados para planejar e contribuir na organização e qualificação da assistência nos estabelecimentos de saúde; nas atividades de educação em saúde; no desenvolvimento de estratégias de participação social dos (as) usuários, no monitoramento e avaliação de processos de trabalho, produção de relatórios. 

Em toda a formação, propõe-se que os egressos do Curso de Saúde Coletiva da UPE atuem de acordo com os princípios éticos, organizacionais e políticos do SUS; que desenvolvam autonomia, criticidade, habilidades técnicas e, sobretudo, que sejam capazes de enfrentar as iniquidades e promover transformação da realidade social.

 

Perfil do Profissional

Perfil do Profissional

 

Área de Atuação

Área de Atuação

Perspectiva do Mundo do Trabalho

Perspectiva do Mundo do Trabalho

 

Grade Curricular

Grade Curricular

 

Docentes

Docentes

Nome completo endereço de email
Fabio Henrique Cavalcanti de Oliveira fabiohcavalcanti@upe.br
Fernanda Caroline Santos Sena fernanda.sena@upe.br
Fernando Antônio Ribeiro de Gusmão Filho fernando.gusmao@upe.br
Flavia Bezerra de Souza Melo flavia.melo@upe.br
Flavia Valéria Vieira Da Cruz flavia.cruz@upe.br
Heloise Gondim Bezerra Silva heloise.gondim@upe.br
Hugo Rafael de Souza e Silva hugo.souzasilva@upe.br
José Eudes de Lorena Sobrinho eudes.lorena@upe.br
Joselma Cavalcanti Cordeiro joselma.cordeiro@upe.br
Lorena Feitosa de Oliveira lorena.feitosa@upe.br
Luiz Oscar Cardoso Ferreira luiz.oscar@upe.br
Lusanira Maria da Fonseca de Santa Cruz lusanira.santacruz@upe.br
Marcia Andreia Oliveira da Cunha marcia.oliveira@upe.br
Maria Bernadete de Cerqueira Antunes mbcantunes@upe.br
Maria Cristina Sette de Lima cristina.sette@upe.br
Maria Lana da Silva Monteiro lana.monteiro@upe.br
Marilyn Dione de Sena Leal marilyn.sena@upe.br
Patricia Oliveira Lira patricia.lira@upe.br
Paulette Cavalcanti de Albuquerque paulette.cavalcanti@upe.br
Rachel Viana Motta rachel.motta@upe.br
Rute Candida Pereira rute.candida.upe.br
Tania Maria Lago Falcao tania.falcao@upe.br
Tayonara do Amaral Santana tayonara.santana@upe.br
Ulisses Montarroyos ulisses.montarroyos@upe.br
Marilia Teixeira de Siqueira marilia.teixeira@upe.br

Documentos

Documentos

Documento

Síntese

Projeto pedagógico para o curso de Saúde Coletiva. Recife, dezembro de 2016.