Licenciatura em Computação

Sobre o Curso:

O curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns, existe há quatro anos, tendo formado a sua primeira turma no final de 2011. Suas atividades do curso ocorrem no turno diurno. Tem duração de quatro anos, ou seja, oito semestres, com carga horária de 3.990 horas.

 

Perfil do Curso

O curso tem como objetivo formar professores que possam preparar cidadãos para conviverem em um mundo cada vez mais tecnológico e global. No que diz respeito ao ensino de computação como ciência, na Educação Básica, a introdução e disseminação do pensamento computacional e algorítmico proveem os recursos cognitivos necessários à resolução de problemas transversais a todas as áreas do conhecimento. Por outro lado, as ferramentas assistidas por computador bem como os sistemas de Educação a Distância são extremamente importantes em processos de ensino-aprendizagem, uma vez que introduzem princípios e conceitos pedagógicos na interação homem-máquina. Nesse sentido, o curso também prepara os alunos para a construção e aplicação de tais ferramentas e sistemas na Educação.

Área de Atuação 

Os licenciados em computação poderão atuar em ambientes que propiciem o desenvolvimento de atividades, como ensino de Computação na Educação Básica, em empresas e organizações e nos ensinos técnico e profissionalizante; aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação; e desenvolvimento de ferramentas de software para Educação e de sistemas de Educação a Distância.

Perspectivas do Mundo de Trabalho

O licenciado em computação também poderá atuar fora da sala de aula, em um mercado extremamente promissor, participando de projetos de softwares educacionais que irão transformar todo o processo de ensino-aprendizagem tradicional. Outra possibilidade é a atuação em pesquisas que envolvam as áreas de Educação, Psicologia, Epistemologia e Computação, que serão fundamentais e inovadoras na construção de produtos de software inteligentes.