Licenciatura em Educação Física

Sobre o Curso:

O curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE), criado em 1946, é oferecido na Escola Superior de Educação Física (ESEF), hoje situada no Campus Santo Amaro. Com duração de três anos e meio, ou seja, sete semestres, perfaz uma carga horária total de 2.934 horas.

Perfil do Curso

O Licenciado em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional no componente curricular Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Profissional em suas exigências gerais, tais como inserção social da escola, domínio de teorias e processos pedagógicos (ensino-aprendizagem) e de teorias do desenvolvimento dos indivíduos em idade escolar.

Área de Atuação 

O licenciado em Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos no âmbito escolar; ministra aulas nos ensinos Fundamental e Médio, na disciplina Educação Física; elabora programas de atividade física e estilo de vida saudável na escola; prepara crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte na escola; além de trabalhar na sala de aula, o licenciado elabora e analisa material didático, como livros, textos, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem.

Perspectivas do Mundo de Trabalho

É na área dos Ensinos Fundamental e Médio que mais se concentram as oportunidades de trabalho formal. Como as grandes e médias cidades comportam as maiores escolas, elas apresentam mais chances de trabalho.