Bacharelado em Psicologia

Sobre o Curso:

O Curso de Bacharelado em Psicologia – Formação Psicólogo funciona no Campus Garanhuns, com duração de cinco anos, ou seja, dez semestres, totalizando uma carga horária total de 4.350 horas.

Perfil do Curso:

O curso propõe uma formação generalista e pluralista, de acordo com as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais, em vigor desde 2011, que assegure um exercício profissional calcado nos princípios éticos, na cientificidade, na criticidade e na reflexão, comprometido com as demandas sociais. Deve-se destacar o compromisso ético-social-profissional como princípio, habilitando o graduando a atuar em diferentes contextos, de forma articulada com profissionais de áreas afins numa perspectiva interdisciplinar. O curso oferece quatro ênfases curriculares, articuladas com as principais demandas da região, como forma de possibilitar a integração e a inserção no mundo de trabalho, a saber: Psicologia e processos clínicos; Psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde, Psicologia e processos de gestão e Psicologia e processos educativos.O perfil curricular enfatiza, desde o primeiro ano de formação, a articulação entre teoria e prática por meio de estágios básicos obrigatórios em diferentes áreas de atuação. O perfil curricular enfatiza, desde o primeiro ano de formação, a articulação entre teoria e prática por meio de estágios básicos obrigatórios em diferentes áreas de atuação.

Área de Atuação: 

O curso pretende formar psicólogos capazes de atuar nas mais distintas áreas do saber e do fazer psicológicos, cuja ênfase curricular oferece ao estudante uma formação que o habilita a atuar em Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde, Psicologia Social, Psicologia Escolar, Psicologia Institucional, Psicologia Organizacional, prevenção e promoção à saúde, que demandem atenção e acolhimento a crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade de forma individual ou em grupo

Perspectivas do Mundo de Trabalho

Especialmente no contexto do agreste meridional, há notadamente uma demanda social reprimida, identificada pela crescente solicitação pelo curso em diferentes contextos, fato que impulsiona uma rápida absorção do mundo do trabalho dos alunos recém-concluintes do curso. Com a ampliação de programas governamentais de assistência social, jurídica e de saúde à população, as possibilidades de atuação do psicólogo vêm sendo ampliadas, sobretudo no interior do Estado. Além disso, os espaços tradicionais, tais como consultórios, empresas, escolas e hospitais, têm se apresentado não só como projetos sociais não governamentais também como oportunas áreas de atuação para o psicólogo.