Bacharelado em Engenharia Mecânica Industrial

Sobre o Curso:

O curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica Industrial da Universidade de Pernambuco, criado em 1999, é oferecido no Campus Benfica.

 

Perfil do Curso: 

O Engenheiro Mecânico é um profissional de formação generalista, que atua em estudos e projetos de sistemas mecânicos e térmicos, de estruturas e elementos de máquinas desde sua concepção, análise e seleção de materiais até sua fabricação, controle e manutenção, de acordo com as normas técnicas previamente estabelecidas, podendo também participar da coordenação, fiscalização e execução de instalações mecânicas, termodinâmicas e eletromecânicas. Além disso, coordena e/ou integra grupos de trabalho na solução de problemas de engenharia, englobando aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, éticos, ambientais e de segurança. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, considera aspectos referentes à ética, à segurança e aos impactos ambientais.

Área de Atuação 

O Engenheiro Mecânico é habilitado para trabalhar em indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos e outros) e em indústrias de produtos ao consumidor (alimentos, eletrodomésticos, brinquedos etc); na produção de veículos; no setor de instalações (geração de energia, refrigeração e climatização etc); em indústrias que produzem máquinas e equipamentos e em empresas prestadoras de serviços; em institutos e centros de pesquisa, órgãos governamentais, escritórios de consultoria e outros.