Bacharelado em Enfermagem

Sobre o Curso:

O curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade de Pernambuco é oferecido em dois campi: Santo Amaro e Petrolina. Tem duração de cinco anos, ou seja, 10 semestres, com carga horária total mínima de 4.190h.

 

Perfil do Curso: 

O curso oferecido pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças – FENSG prepara o bacharel em enfermagem para atuar no exercício da profissão, nas áreas do cuidado individual e coletivo, promovendo a integralidade da assistência, pesquisa, educação, gestão e organização dos serviços de saúde. Qualifica o enfermeiro para agir como agente de transformação no sistema de saúde da região, de forma ética, humanista e cientificamente competente, considerando o perfil epidemiológico do território e o contexto social, político, econômico e cultural na perspectiva da vigilância à saúde, capacitando os enfermeiros a fim de desenvolverem pesquisa científica voltada para o atendimento das necessidades da população.

Área de Atuação: 

Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família; Vigilância Sanitária e Epidemiológica; Serviços de Assistência Domiciliar (Home Care); Unidades de Pronto Atendimento, Pronto-Socorro e Atendimento Pré-Hospitalar; Hospitais públicos, particulares e filantrópicos (Clínica Médica, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Central de Material/Esterilização, Unidade de Transplantes, Unidade de Queimados, Unidade de Terapia Intensiva adulto e neonatal); Laboratórios de Análises Clínicas; Clínicas Geriátricas; Clínicas Oncológicas e de Reabilitação; Escolas e creches; Gestão/gerência pública e particular; Consultoria e auditoria de serviços de saúde; Serviços de Medicina e Enfermagem do Trabalho em Indústrias e Empresas; Atuação na docência em Universidades, Faculdades e Ensino (Técnico); Pesquisa.

Perspectivas do Mundo de Trabalho

O mercado de trabalho, no contexto atual, vem se ampliando além da área de saúde intra e interinstitucional e alcançando níveis de atuação para a qualidade de vida em saúde ambiental, saúde do trabalhador e campos diversos. Atua nas Faculdades, Escolas, Hospitais, Equipes de Saúde da Família, Centros de Saúde, Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Empresas de Consultorias e Assessorias e Cooperativas de Enfermagem.