Bacharelado em Fisioterapia

Sobre o Curso:

O Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade de Pernambuco foi iniciado em 2006, funciona no campus Petrolina, com duração de cinco anos, ou seja, 10 semestres, totalizando uma carga horária mínima de 4.035 horas.

 

Perfil do Curso:

O curso de Bacharelado em Fisioterapia visa a uma formação comum generalista, englobando conhecimentos das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Conhecimentos Biotecnológicos e Conhecimentos Fisioterapêuticos específicos. As competências e as habilidades a serem adquiridas pelo futuro profissional são estimuladas desde o início do curso por meio da inserção do aluno em atividades práticas nos diferentes serviços de saúde e na comunidade, enfatizando a pesquisa e a extensão como propulsoras do ensino e da aprendizagem.

Área de Atuação:

O fisioterapeuta está inserido em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção/proteção e recuperação da saúde. Atua em áreas tradicionalmente conhecidas: Traumatologia e Ortopedia, Reumatologia, Neurologia, Pediatria, Cardiologia, Terapia Intensiva, Vascular, Esportiva, Uroginecologia, Obstetrícia, Geriatria. Atualmente há uma grande expansão da profissão no campo da estética (Fisioterapia Dermato-funcional), no campo da saúde do trabalhador (com consultoria a empresas e ginástica laboral), na acupuntura e na atenção básica à saúde.

Perspectivas do Mundo de Trabalho 

Existe uma mobilização dos órgãos de representação da classe para promover uma ampliação dos espaços de atuação do fisioterapeuta no Sistema Único de Saúde. Atualmente, o profissional está inserido em alguns Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), conforme recomendação do Ministério da Saúde, tornando-se, também, obrigatória a sua presença em todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Atua, ainda, em ambulatórios de atenção básica ou de clínica especializada, em outros serviços hospitalares, clínicas de estética, atendimento domiciliar, empresas, escolas, entre outros.