Bacharelado em Medicina

Sobre o Curso:

O Curso de Medicina na Universidade de Pernambuco foi criado em 1950, à época, segundo curso do estado e é oferecido em três campi: Santo Amaro, Garanhuns e Serra Talhada. Tem duração de 6 anos, ou seja, 12 semestres, totalizando uma carga horária de 8.508 horas.

 

Perfil do Curso: 

O Curso de Medicina tem matriz curricular de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001, estruturado em três eixos: o Teórico-Demonstrativo, o Humanístico e o Prático Construtivista. O primeiro eixo, trata de embasar o conhecimento teórico necessário ao exercício da medicina. O segundo eixo, se refere às relações interpessoais entre médicos e equipe de saúde, entre médicos e pacientes e entre médicos e sociedade. O terceiro eixo, compreende a vivência na associação da teoria com a prática dos estudantes, nos diversos espaços do trabalho médico ou campos de formação.

Área de Atuação: 

O médico é o profissional autorizado pelo Estado e Regulado pelo Conselho de Medicina para exercer a profissão, cuidando das pessoas na prevenção, na promoção, no diagnóstico e no tratamento das doenças mais prevalentes e de novos problemas que possam surgir, atuando nos indivíduos ou na coletividade, referenciado na ciência da medicina e na competência de sua aplicação – a arte da medicina. Assim, pode atuar como médico generalista (medicina de família e de comunidade, clínica geral, pediatria, cirurgia, ginecologia-obstetrícia e gestão) ou em uma subespecialidade médica. Pode, ainda, atuar na área de pesquisa e ensino médico.

Perspectivas do Mundo de Trabalho: 

Os cargos de trabalho médico disponíveis na sociedade se configuram em vários modelos contratuais, no âmbito público (SUS), privado complementar ao SUS e privado exclusivo. Atuam nos diversos serviços de saúde (ambulatorial ou hospitalar), na atenção básica de média e alta complexidade, desenvolvendo assistência, vigilância gestão ou pesquisa em saúde.