Bacharelado em Odontologia

Sobre o Curso:

O curso de Bacharelado em Odontologia da Universidade de Pernambuco é oferecido em dois Campi: Camaragibe e Arcoverde. Tem duração de cinco anos, ou seja, 10 semestres, totalizando 6.175 horas.

 

Perfil do Curso:

O curso tem um projeto pedagógico construído coletivamente, centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem. Esse projeto pedagógico buscará a formação integral e adequada do estudante por meio de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência. A estrutura curricular possui um caráter teórico-prático, e a formação do profissional envolve as dimensões cognitivas, afetivas, e psicomotoras. O currículo apresenta a seguinte estrutura: Formação geral: conhecimentos e atitudes relevantes para a formação científico-cultural do aluno; Formação profissional: capacidades relativas às ocupações correspondentes; Cidadania: atitudes e valores correspondentes à ética profissional e ao compromisso com a sociedade. A matriz curricular estabelece conteúdos que estão distribuídos em três blocos: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Sociais e Ciências Odontológicas.

Área de Atuação:

Sua área de atuação é ampla, podendo o profissional trabalhar na iniciativa pública, com atuação nos Programas de Saúde da Família (PSF), Secretarias de Saúde Estadual e Municipal; Polícia Militar; Forças Armadas, Sistema Judiciário bem como na Iniciativa Privada, em consultórios, clínicas e multiclínicas e planos de saúde. Ainda poderá atuar na docência, pesquisa e gestão.

Perspectivas do Mundo de Trabalho

Atualmente, a inserção da Saúde Bucal nos Programas de Saúde da Família ampliou a atuação dos Cirurgiões-Dentistas no serviço público. Novos horizontes em especialidades, como a Odontogeriatria, Implantodontia, Odontologia do Trabalho, Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Oro-Facial, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Saúde Coletiva e da Família, diversificam a atuação do profissional.