Bacharelado em Saúde Coletiva

Sobre o Curso:

O Bacharelado em Saúde Coletiva, com 20 vagas, é ofertado no campus Santo Amaro (Faculdade de Ciências Médicas) e iniciado em 2013. O curso é o primeiro a ser implantado no Estado e o terceiro do nordeste brasileiro destinado a formar o sanitarista, que tem a missão de promover a saúde e prevenir as doenças na população.

 

Perfil do Curso:

O sanitarista é um profissional que mais se aproxima da saúde como bem essencial dos seres humanos. Ele tem a missão de promover a saúde e prevenir a doença, portanto, se encaixa perfeitamente como o profissional ideal para contribuir com o horizonte da saúde que está dentro da definição da Organização Mundial de Saúde e deve agir no campo da saúde, antes da doença acontecer. Todas as profissões desempenham um papel social. Cada profissional da saúde sabe da sua responsabilidade, pois lida diretamente com vidas humanas. No caso do sanitarista, promover a saúde é possibilitar que as pessoas vivam muitos anos e vivam todos esses anos plenamente.

Área de Atuação: 

O sanitarista pode atuar tanto no setor público como no privado. No setor público atua em Secretarias de Saúde dos municípios, dos estados e mesmo no Ministério da Saúde. Pode atuar nas equipes de saúde do programa de saúde da família do SUS, mas também pode atuar em centros de saúde e até em hospitais. Há ainda toda a área da pesquisa em saúde e da produção de conhecimento. O sanitarista pode atuar ocupando o cargo mais alto do hospital como, por exemplo, de diretor, pois ele tem formação em administração e gestão hospitalar. Mas pode ser o responsável pela investigação dos óbitos ocorridos por uma determinada doença. Pode ser o responsável pelas informações estatísticas do hospital ou trabalhar no setor financeiro, já que teve no seu curso disciplinas como economia da saúde. Há ainda o setor dos seguros de saúde, onde o sanitarista pode desenvolver diversas atividades, desde a regulação ao acompanhamento de ações. Sem esquecer que o sanitarista está preparado para contribuir na formação de outros profissionais, atuando em diversos cursos de graduação e cursos técnicos da área da saúde do setor educacional público e privado.