Localização Sessão de Pôsteres – Semana Universitária CMN 2019

SESSÃO PÔSTER – CAMPUS MATA NORTE 03.10.2019 (15:30- 18:00)

LOCALIZADOR CURSO/ EDITAL TÍTULO AUTOR PRINCIPAL
CMN 001 Edital de Fluxo Contínuo 2019 VAZAMENTOS DA FALA NA ESCRITA ESCOLAR SANDRA DA SILVA SÁ PENA
CMN 002 Estudante do Curso de Ciências Biológicas Aplicação de experimento de erosão do solo Vitória Valéria da Silva
CMN 003 Estudante do Curso de Ciências Biológicas ESTUDO DOS INSETOS EM ÁREA VERDE NO MUNICÍPIO DE CARPINA – PE, UTILIZANDO ARMADILHAS ATRATIVAS. Carla Emanuelle da Silva Lima
CMN 004 Estudante do Curso de Ciências Biológicas Levantamento da entomofauna de um engenho em Nazaré da Mata- Pe Danielly Pereira de Andrade Araújo,
CMN 005 Estudante do Curso de Ciências Biológicas MOLUSCOS BIOMONITORES DE METAIS PESADOS NOS ESTUÁRIOS DE PERNAMBUCO: UMA REVISÃO Bianca Santana Domingos Gomes
CMN 006 Estudante do Curso de Ciências Biológicas PALEONTOLOGIA DOS VERTEBRADOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Maria Alice de Lima
CMN 007 Estudante do Curso de Ciências Biológicas SUBSTITUIÇÃO DE MONOCULTURAS E SUA AÇÃO ALELOQUÍMICA NO AMBIENTE NATURAL Luiz Fernando de Moura Santos
CMN 008 Estudante do Curso de Geografia Experiências Pedagógicas Com a Monitoria Para o Componente Curricular de Geomorfologia Leonardo Cardoso Silva Cansanção
CMN 009 Estudante do Curso de Geografia A Geografia afetiva do Frevo: por que relacionar ciência e cultura Beatriz Kaline Rocha da Silva
CMN 010 Estudante do Curso de Geografia A utilização de peixes guppys para acabar com proliferação do mosquito Aedes aegypti no Brasil: Benefícios e malefícios para biogeografia aquática. José Edson Tomaz da Silva
CMN 011 Estudante do Curso de Geografia COMO OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA LIDAM COM A ADOLESCÊNCIA E A ESCOLHA PROFISSIONAL EM SALA DE AULA. Risoaldo José da Silva
CMN 012 Estudante do Curso de Geografia DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DO RIO TRACUNHAÉM NO MUNICÍPIO DE BOM JARDIM – PE wanderson gomes da silva
CMN 013 Estudante do Curso de Geografia Ensino da educação ambiental a partir de uma aula lúdica sobre técnicas de monitoramento. Myllena Sonaly Leite da Hora Fraga
CMN 014 Estudante do Curso de Geografia ESTUDO DAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO-PE Jéssica Emanuelly Ramos da Silva
CMN 015 Estudante do Curso de Geografia GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL:  PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE E DA CULTURA LOCAL NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA, PERNAMBUCO Vitor Gabriel Moura Firmino da Silva
CMN 016 Estudante do Curso de Geografia O PAPEL DO ENSINO DA CLIMATOLOGIA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE Adelma Ribeiro de Moura
CMN 017 Estudante do Curso de Geografia O Programa de Residência Pedagógica em Geografia do Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco sob a ótica das preceptoras Patrícia Gerlânia das Neves da Silva
CMN 018 Estudante do Curso de Geografia O protagonismo dos alunos do Ensino Fundamental através da Cartografia Social Victor Hugo Barbosa da Silva Oliveira
CMN 019 Estudante do Curso de Geografia PATRIMÔNIO CULTURAL, INOVAÇÃO E TURISMO: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO CONSCIENTIZAÇÃO TURÍSTICA E AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA, PERNAMBUCO André Vinícius Santana da Silva.
CMN 020 Estudante do Curso de Geografia Prática experimental de contaminação por metais pesados em solos através da textura do solo Maria Gabrielly Barbosa da Silva
CMN 021 Estudante do Curso de Geografia Reflexões sobre unidade escolar do sistema público de ensino do município de Carpina – PE, a partir da experiência do Programa da Residência Pedagógica de Geografia Maria Eduarda Souza Ribeiro
CMN 022 Estudante do curso de História A transição do paganismo para o cristianismo na Noruega – a Saga de Óláfr Tryggvasson como fonte Wesley de Melo Batista
CMN 023 Estudante do curso de História CONFLITOS ENTRE MAÇONS E CATÓLICOS NA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE (1930 – 1937) Manuela Torres Cavalcanti
CMN 024 Estudante do curso de História O Político e o Religioso: aliança do poder eclesiástico com os movimentos de direita no início da República Brasileira (1916 – 1937) Andressa Rayane Maria Almeida da Mota
CMN 025 Estudante do curso de História REVOLTA CAMPONESA NO LESTE EUROPEU: O CASO DA TRANSILVÂNIA TARDOMEDIEVAL Vinícius Oliveira de Queiroga
CMN 026 Estudante do curso de Letras A AQUISIÇÃO DA HABILIDADE DO SPEAKING NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA Danilo Fernando da Silva
CMN 027 Estudante do curso de Letras A inserção da ludicidade nas atividades do PIBID de língua Portuguesa na Escola Municipal Profª Anísia Pereira De Lira Hávilla Antonia Vicente da Silva
CMN 028 Estudante do curso de Letras A LÍNGUA INGLESA COMO A MATÉRIA “PRIMA POBRE” DAS ESCOLAS: O DILEMA DE ENSINAR LÍNGUA ESTRANGEIRA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO Daniel Fernando da Silva
CMN 029 Estudante do curso de Letras A loucura como crítica a exclusão social: uma análise histórica e filosófica em O feiticeiro e o deputado de Lima Barreto Ana Cláudia Andrade de Lira Souza
CMN 030 Estudante do curso de Letras ASPECTOS LINGUÍSTICOS, FONOLÓGICOS E INFLUÊNCIAS DE RAÇAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL Carolayne Nery da Paixão Oliveira
CMN 031 Estudante do curso de Letras COCO DE TEBEI: UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL PRESERVADA PELA MEMÓRIA COLETIVA DE UMA COMUNIDADE SOB ABORDAGEM DO LETRAMENTO LITERÁRIO. Rita de Cássia dos Impossíveis Silva
CMN 032 Estudante do curso de Letras CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS: O QUE DIZEM ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS DA UPE CAMPUS MATA NORTE? Maria Aline da Silva Barros,
CMN 033 Estudante do curso de Letras JOANA: UMA PERSONAGEM A FRENTE DE SEU TEMPO Dyanne Emanuelle Umbelino Ribeiro
CMN 034 Estudante do curso de Letras JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  Natalí Maria Santiago Ribeiro
CMN 035 Estudante do curso de Letras JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID – LETRAS Hortência Gomes Alves de Almeida
CMN 036 Estudante do curso de Letras Multimodalidade em textos digitais: o letramento com novas linguagens para a formação de novos leitores Allan Batista Ferreira
CMN 037 Estudante do curso de Letras O gênero crônica em uma webquest: uma proposta de ensino desenvolvida no curso de letras espanhol da upe mata norte Allan Batista Ferreira; Tânia Maria Diôgo do Nascimento
CMN 038 Estudante do curso de Letras O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS Beatriz de Melo Miranda;  Dianne Kamilla N. de Oliveira,
CMN 039 Estudante do curso de Letras O TRABALHO COM SUBSTANTIVOS POR MEIO DE UMA PERSPECTIVA LÚDICA NAS TURMAS DOS ANOS FINAIS Beatriz Muniz Batista dos Santos,
CMN 040 Estudante do curso de Letras OS USOS DAS HABILIDADES LINGUÍSTICAS E INTERACIONAIS ATRAVÉS DO ENSINO DE LE: PROJETO IN CONCERT DA ESCOLA CONSTRUINDO O 2000 Sabrina Meyrellis Costa de Araújo –
CMN 041 Estudante do curso de Letras PIBID como ponte entre as licenciaturas e o ensino básico Jeniffer Soares de Albuquerque
CMN 042 Estudante do curso de Letras SÃO BERNARDO: ENTRE TEORIAS MARXISTAS E CAPITALISMO Rayane Vitória Morais de Lima,
CMN 043 Estudante do curso de Logística Curso de Gestão Para Empreendedores da Universidade de Pernambuco (CGEUPE) LARISSA TAÍS DE ARAÚJO SILVA
CMN 044 Estudante do curso de Logística PROJETO DE EXTENSÃO LOGÍSTICA NO DIA A DIA Bruno Henrique de Santana
CMN 045 Estudante do curso de Matemática CONHECENDO AS REGIÕES BRASILEIRAS ATRAVÉS DOS GRÁFICOS Lucas Manoel da Silva
CMN 046 Estudante do curso de Matemática Equação Logística: uma aplicação à dinâmica de doenças infecciosas Suzana Ferreira da Silva
CMN 047 Estudante do curso de Matemática Matemática concreta: distância entre dois pontos Ruhama nunes fonseca
CMN 048 Estudante do Curso de Pedagogia A PALAVRA CULTURA NO CURRÍCULO ESCOLAR DE PERNAMBUCO: DE QUE CULTURA ESTAMOS FALANDO? Steffano Mateus Torres do Nascimento
CMN 049 Estudante do Curso de Pedagogia Diversidade textual na Educação De Jovens e Adultos(as): investigação das coleções de livros didáticos presentes nas escolas públicas da Mata Norte pernambucana Nilma Ferreira de Moura
CMN 050 Estudante do Curso de Pedagogia Monitoria nos componentes curriculares destinados ao ensino de Língua Portuguesa: subsídios teórico-metodológicos para a formação discente. Laura Daiana Apolinário Coutinho
CMN 051 Externo: graduando, graduado, pós-graduando, pós-graduado ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO PROTAGONISTAS NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Jean Brito da Silva
CMN 052 Externo: graduando, graduado, pós-graduando, pós-graduado A prática pedagógica do professor da Educação Infantil numa perspectiva reflexiva Elisabete Correia da Silva
CMN 053 Externo: graduando, graduado, pós-graduando, pós-graduado Psicomotricidade nas práticas escolares: Caixa Pedagógica Elisabete Correia da Silva
CMN 054 Lato sensu EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PAPEL DO MEDIADOR ESCOLAR NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Hanna Christina da Silva
CMN 055 Monitoria da Unidade MONITORIA NOS COMPONENTES CURRICULARES DESTINADOS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: SUBSÍDIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DISCENTE. Laura Daiana Apolinário Coutinho
CMN 056 Monitoria da Unidade Cálculo Diferencial e Integral I para Licenciatura José Vitor Ramos de Lima
CMN 057 PFA Extensão 2019 Núcleo de Gestão da Inovação Emanuele Roberta de Andrade Nascimento
CMN 058 PFA Extensão 2019 TDICS NA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO/ATUALIZAÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA DA GRE MATA NORTE PE, À LUZ DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS. Thayze Maria da Silva
CMN 059 PFA/Inovação Pedagógica e Vivência de Componentes Curriculares O MANEJO DO SOLO DE FORMA LÚDICA: AULAS PRÁTICAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA DOS SOLOS Myllena Sonaly Leite da Hora Fraga
CMN 060 PFA/Inovação Pedagógica e Vivência de Componentes Curriculares PRÁTICAS LÚDICAS DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO Maria Rayssa Silva
CMN 061 PFA/Inovação Pedagógica e Vivência de Componentes Curriculares ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO E O ESTUDO DAS POPULAÇÕES ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE AÇÃO PAUTADAS NA VIVÊNCIA Renata Costa Gomes
CMN 062 PFA/Monitoria FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS RELACIONADOS A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE GESTORES EM LOGÍSTICA Meiriely Beatriz Souza Vasconcelos
CMN 063 PFA/Monitoria MONITORIA PARA O COMPONENTE CURRICULAR – INTRODUÇÃO À CIÊNCIA GEOGRÁFICA Ítalo de Souza Florentino
CMN 064 PFA/Monitoria Laboratório de Ensino de Historia Antiga Arthur Melo Florencio
CMN 065 PFA/Monitoria CINEMA, MÚSICA E LITERATURA COMO RECURSOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA AGRÁRIA Juliana Andrade da Silva
CMN 066 PFA/Monitoria Monitoria de matemática como fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem Vinicius Barbosa da Silva
CMN 067 PFA/Monitoria PRÁTICAS NO ENSINO DE ZOOLOGIA: VIVÊNCIA PARA O DESPERTAR DA DOCÊNCIA Bruna Conceição Souza Mota
CMN 068 PFA/Monitoria PRÁTICAS DOCENTES COM O PROJETO DE MONITORIA PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE GEOMORFOLOGIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UPE – CAMPUS MATA NORTE leonardo cardoso Silva cansanção
CMN 069 PFA/Monitoria ENSINANDO DE FORMA LÚDICA: OFICINAS DE TÉCNICAS DE ENSINO PARA O ESTUDO DOS SOLOS Maria Gabriela Vieira Cunha da Silva
CMN 070 PFA/Monitoria TRABALHANDO COLABORATIVAMENTE ASPECTOS DA INTERDISCIPLINARIDADE VISANDO A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2 DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAMPUS MATA NORTE GELZA CARLA ALVES DA COSTA
CMN 071 PFA/Monitoria A MONITORIA E OS SABERES DA PSICOLOGIA Dayana Patrícia Araújo
CMN 072 PFA/Monitoria ESTATÍSTICA APLICADA COM O USO DA TECNOLOGIA – EXCEL Caetano Gutemberg Vasconcelos Nascimento
CMN 073 PIAEXT 2018 O LUGAR ONDE VIVO: OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA JOBSON JORGE DA SILVA
CMN 074 PIAEXT 2018 A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ENQUANTO FERRAMENTA DE ESTÍMULO À PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE E DA CULTURA LOCAL NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA, PERNAMBUCO Mariana Maria Silva de Lima
CMN 075 PIAEXT 2018 MONITORAMENTO AMBIENTAL: UMA ALTERNATIVA FACILITITADORA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE NAZARÉ DA MATA PE ANDERSON VITOR LOPES DIAS
CMN 076 PIBID LEITURA E ESCRITA: TRILHANDO CAMINHOS POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS Jayne Millena Ferreira Rodrigues do Nascimento
CMN 077 PIBID PRÁTICAS PSICOMOTORAS E APRENDIZAGEM NA ESCRITA Adriana maria de santana
CMN 078 PIBID Com o bullying não se brinca: uma intervenção didática Sirleide Costa Da Silva
CMN 079 PIBID Oralidade e Letramento em uma perspectiva extraclasse Thais Araújo Mends
CMN 080 PIBID O USO DO TANGRAM PARA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE GEOMETRIA PLANA: UMA PROPOSTA DOS ALUNOS DO PIBID PARA ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO Josefa Ivanise Barbosa da Silva; Anderson Elias da Silva
CMN 081 PIBID O JOGO DE TABULEIRO NO ÂMBITO EDUCACIONAL Adriele Xavier Pereira
CMN 082 PIBID TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS: UMA PROSPOSTA INTERDISCIPLINAR Rafaela Maria da Silva
CMN 083 PIBID HORTA ESCOLAR: VALE A PENA SEMEAR Karolina Silva Florêncio
CMN 084 PIBID PRÁTICAS DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Maria Nívia de Farias
CMN 085 PIBID Práticas Interdisciplinares na Escola por Meio da Ludicidade Karolliny da silva fernando
CMN 086 PIBID MUNDO DA LEITURA: CONTE OUTRA VEZ Alice da Silva Santos
CMN 087 PIBID LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO Rafaella Dias Alexandre da Silva
CMN 088 PIBID CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS CIDADÃS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NA ESCOLA Leandro Paes Barreto Silveira
CMN 089 PIBID Oficina voltada para a construção de poliedros com canudos – PIBID Rayane Freitas Azevedo; Adala Fernanda de Lima Gomes
CMN 090 PIBID EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ETAPA DO ENSINO MÉDIO THAMIRIS ANDRESSA FERREIRA MIMOSO
CMN 091 PIBID A PRÁTICA DOS BOLSISTAS DO PIBID: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Areli Laís do Nascimento Alves
CMN 092 PIBID O PIBID TRAZENDO UMA FORMA LÚDICA PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM AS FRAÇÕES Areli Laís do Nascimento Alves
CMN 093 PIBID O Lúdico como ferramenta para o ensino de multiplicação e divisão: uma vivência do PIBID. Jéssica Morgânia Soares Silva
CMN 094 PIBID FRAÇÃO: RECONHECIMENTO E OPERAÇÕES BÁSICAS, UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PIBID Irinez Maria Gonçalo Vasconcelos Paiva
CMN 095 PIBID Trilha da Expressão, uma forma criativa de aprender matemática BRUNO FILIPE BRASILINO DA SILVA RAMOS
CMN 096 PIBID AULA DINÂMICA COM JOGOS MATEMÁTICOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DOS ALUNOS DO PIBID Eliane Nunes da Silva
CMN 097 PIBID PRÁTICAS PEDAGOGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITOS HUMANOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID Heleno Felipe da Silva Ferreira
CMN 098 PIBID Lúdico como ferramenta para ensino de multiplicação e divisão: uma vivência do PIBID Mayara Evelly Santos da Silva
CMN 099 PIBID O JOGO DE CAÇA AO TESOURO COM ÂNGULOS.COMO FERRAMENTA LÚDICA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PIBID Jailton Manoel Nascimento Silva; Erik Carlos Ferreira da Silva
CMN 100 PIBID Reaprender frações por meio de oficina pedagógica. Diogo Lemos da Silva Melo; Beatriz Mirella Silva Nunes
CMN 101 PIBID BOLICHE PROBLEMÁTICO ENQUANTO RECURSO LÚDICO E FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. Diego Paulo Belo de Araújo; Maria Carolayne Gonçalves da Silva
CMN 102 PIBID A exclusão da mulher no livro didático de história: discussões e reflexões sobre a figura feminina JOSÉ NATAL SOUTO MAIOR NETO
CMN 103 PIBID A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA O LICENCIANDO E A COMUNIDADE ESCOLAR MARIA DANIELLE DE FARIAS LIRA
CMN 104 PIBID PIBID COMO ESTRATÉGIA DE MELHORA DA QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA MATA NORTE élida Tamires da silva gomes
CMN 105 PIBID PIBID Vivências no cotidiano dos Bolsistas. Fabrício Martins de Araújo Júnior
CMN 106 PIBID PIBID:ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇAO AMBIENTAL DOS ALUNOS DA MATA NORTE-PE Ailson Dias Ramalho
CMN 107 PIBID A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS Douglas Luiz da Conceição
CMN 108 PIBID PIBID – APERFEIÇOAMENTO E VALORIZAÇÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA Ana Luiza Ferreira de Barros e Silva
CMN 109 PIBID GÊNERO EM EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE MÚSICA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NO PIBID Gabriela Maria Santos Soares
CMN 110 PIBID DOMINÓ MATEMATICO PARA A RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES E EXPRESSÕES ALGÉBRICAS VISANDO A RECUPERAÇÃO DA BASE FUNDAMENTAL PARA O SAEPE Jeyvison Hipolito de Vasconcelos; Raquel De Oliveira Souza
CMN 111 PIBID A PRÁTICA DOS BOLSISTAS DO PIBID DE MATEMÁTICA DAIANE MARIA DA SILVA
CMN 112 PIBID Direitos Humanos: um olhar a partir da série Black Mirror Vinicius De Melo Silva
CMN 113 PIBID SORTEIO DE OPERAÇÕES ENTRE FRAÇÕES E EXPRESSÕES ALGÉBRICAS COMO RECURSO LÚDICO E FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA E OPERAÇÕES ENTRE FRAÇÕES Paulo Ricardo Silva de Almeida
CMN 114 PIBID A HISTÓRIA DAS MULHERES PARA TODES Gabriela Maria Teodósio
CMN 115 PIBID Compartilhando experiências: a ausência da mulher nos livros didáticos de história. Anaielly Júlia Fernandes Vasconcelos
CMN 116 PPGE- Mestre ou mestrando(a) “LOA DE MARACATU DE BAQUE SOLTO” NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTRATÉGIAS PARA ALFABETIZAR COM GÊNERO DA TRADIÇÃO ORAL Ana Cláudia de França
CMN 117 PPGE- Mestre ou mestrando(a) Argumentar no Debate Regrado: reflexões sobre a prática docente no contexto da Educação de Jovens e Adultos Haíla Ivanilda da Silva
CMN 118 PPGE- Mestre ou mestrando(a) OFICINA LÚDICA: UMA AÇÃO DESENVOLVIDA COM OS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS MATA NORTE Mayra Emídio da Silva
CMN 119 PPGE- Mestre ou mestrando(a) Relações étnico-raciais voltadas para lei 10.639/03 no âmbito da educação de jovens e adultos no município de Limoeiro-PE. Jaqueline Mirelle de Melo Nascimento Silva-
CMN 120 PROFLETRAS- Mestre ou mestrando(a) “RECATADA E DO LAR?”: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA PARA O ENSINO DA LEITURA DO IMPLÍCITO DISCURSIVO DE GÊNERO SOCIAL EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS Marilia Jussara Vila Nova Vasconcelos
CMN 121 PROFLETRAS- Mestre ou mestrando(a) DIMENSÕES ARGUMENTATIVAS NO GÊNERO RESENHA DE FILME PERNAMBUCANO: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Jéssica Azevedo Rozendo
CMN 122 PROFLETRAS- Mestre ou mestrando(a) Processos sequenciais em editoriais: reflexões sobre a historicidade do gênero e da língua por meio de uma sequência didática Renata Oliveira Henriques Mendes
CMN 123 Residência Pedagógica REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA REGÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA PE Mariana Maria Silva de Lima
CMN 124 Residência Pedagógica Perspectivas sobre escola pública no município de Carpina – PE, a partir da experiência do Programa da Residência Pedagógica de Geografia Maria Eduarda Souza Ribeiro
CMN 125 Residência Pedagógica PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA Juliana Andrade da Silva
CMN 126 Residência Pedagógica A EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: A REALIDADE EM UNIDADE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA PE Jéssica Rosete Ferreira
CMN 127 Residência Pedagógica O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS MATA NORTE: AS ESPECIFICIDADES DA REGÊNCIA EM ESCOLA DE NAZARÉ DA MATA – PE Luiz Antônio da Silva Lima
CMN 128 Residência Pedagógica O PAPEL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA: AS ESPECIFICIDADES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE NAZARÉ DA MATA PE ANDERSON VITOR LOPES DIAS
CMN 129 Residência Pedagógica A INCLUSÃO ESCOLAR COMO FORMAÇÃO CIDADÃ Eduarda Roberta
CMN 130 Residência Pedagógica A EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE REGÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA UNIDADE DE ENSINO EM NAZARÉ DA MATA PE Eldeson Mendes Belarmino
CMN 131 Residência Pedagógica ANÁLISE DA REGÊNCIA ESCOLAR NAS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CARPINA-PE Maria Rayssa Silva
CMN 132 Residência Pedagógica A EXPERIÊNCIA DO PROJETO BRASIL, MEU BRASIL AFRO-DESCENDENTE APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL ELIANE CARNEIRO LEÃO DE MELO. Ana Maria Lucia do Nascimento
CMN 133 Residência Pedagógica A EXPERIÊNCIA DE UMA INTERVENÇÃO NA TURMA DO 6° ANO NA ESCOLA MUNICIPAL ERNESTO RIBEIRO: POVOS INDÍGENAS Christinne Alves da Costa
CMN 134 Residência Pedagógica RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM A APLICAÇÃO DO DOMINÓ DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM ESTUDANTES DO 6° ANO, EM CARPINA-PE. GEYSIANE RANYLLA DE ANDRADE LINS
CMN 135 Residência Pedagógica IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA REGÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIDADE ESCOLAR DE ZONA PERIFÉRICA DO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA – PE José Marcelo Gabriel da Silva
CMN 136 Residência Pedagógica Educação moral e cidadã partindo do gênero fábula Laiza Beatriz Nascimento de Souza
CMN 137 Residência Pedagógica DINÂMICAS DAS AULAS DE GEOGRAFIA EM UNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE CARPINA PE A PARTIR DAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Eloize Brenda de Lima
CMN 138 Residência Pedagógica GÊNERO E MULTIMODALIDADE: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL COM TIRINHAS E CONTOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Janeska de Alencar Gomes Silva
CMN 139 Residência Pedagógica ATIVIDADES PRÁTICAS ENVOLVENDO A LUDICIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Sabrina Meyrellis Costa de Araújo
CMN 140 Residência Pedagógica INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS COM AUXÍLIO DO TANGRAM Dayane França Costa da Silva
CMN 141 Residência Pedagógica UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A CONCEITUALIZAÇÃO DE ÂNGULO CENTRAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE RELÓGIO SOLAR: UMA VIVÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Marcos Estevão Soares Júnior
CMN 142 Residência Pedagógica APRENDIZAGEM MATEMÁTICA FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ÍNDICE EDUCACIONAL DA ESCOLA CAMPO DA RESIDÊNCIA José Lucas de Sena
CMN 143 Residência Pedagógica UMA ABORDAGEM DIDÁTICA ACERCA DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA Thaysa Helena da Silva
CMN 144 Residência Pedagógica UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS LÚDICAS NO ENSINO DE PROPRIEDADES DA ÁGUA COM ALUNOS DO SEXTO ANO Heloísa Oliveira Bernardo da Silva
CMN 145 Residência Pedagógica UMA PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA: JOGO DOS SINAIS E DESAFIOS COM PALITOS Adna Samire Silva Fernandes
CMN 146 Residência Pedagógica A importância do texto dissertativo-argumentativo nas aulas do Ensino médio nas Escolas Públicas Erica Raniere Barros de Santana
CMN 147 Residência Pedagógica APRENDENDO COM O LÚDICO: UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ECOLOGIA. Beatriz Maria Rodrigues
CMN 148 Residência Pedagógica ALTERNATIVAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE UNIDADES E MEDIDAS: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Beatriz Bezerra de Sousa
CMN 149 Residência Pedagógica SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA: REPRESENTAÇÃO DE FRAÇÃO EM NÚMERO DECIMAL Helton Danilo Rocha dos Santos
CMN 150 Residência Pedagógica A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE LEITURA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA BEATRIZ DANIELLY PEREIRA DE ARAÚJO
CMN 151 Residência Pedagógica As Dificuldades Encontradas no Ambiente Escolar para á Inclusão Joseffy Andreia Ramos de Santana
CMN 152 Residência Pedagógica NOÇÕES SOBRE ESTATÍSTICA: UM ESTUDO SOBRE TABELAS E GRÁFICOS EM TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS, UMA VIVÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Gleicy Kelly de Barros Luz
CMN 153 Residência Pedagógica Relato de experiências vivenciadas a partir do programa de residência pedagógica em matemática nos anos finais do ensino fundamental Diana França Costa da Silva
CMN 154 Residência Pedagógica RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PRÁTICA DOCENTE O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS HUGO GUSTAVO DE LIRA GOMES
CMN 155 Residência Pedagógica DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Marília Gabriela Miguel da Silva
CMN 156 Residência Pedagógica Relatos de experiência da Residência Pedagógica na Escola de Aplicação Professor Chaves em Nazaré da Mata-PE Pedro Vinicius Félix Gonçalves da Silva
CMN 157 Residência Pedagógica RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRASTORNO DO ESPECTRO AUTISTA- TEA TALINE VITORIA DA SILVA
CMN 158 Residência Pedagógica PROCESSOS COMPLEMENTARES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA PERSPECTIVA FREIREANA. Jhonatan Júnior Alcântara
CMN 159 Residência Pedagógica RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Cleiton Marques de Andrade
CMN 160 Residência Pedagógica O PLANEJAMENTO DIDÁTICO E SUA IMPORTÂNCIA NA PRÁTICA DOCENTE – PERSPECTIVA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SULEYMA ROBERTA RAMOS DO NASCIMENTO
CMN 161 Residência Pedagógica Poema e Poesia: Uma experiência intersemiótica na sala de aula Elíude Dias Gondim
CMN 162 Residência Pedagógica REFLEXÕES ACERCA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA. Cláudia Marcella Oliveira da Silva
CMN 163 Residência Pedagógica A CIDADANIA EM SALA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA DE HISTÓRIA NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO Artur da Silva Rodrigues
CMN 164 Residência Pedagógica O uso de fontes históricas em sala de aula: Experiência e trabalho com 6º ano da Escola Eliane Carneiro Leão de Melo a partir do Programa da Residência Pedagógica Marcelo Augusto Barros Leão
CMN 165 Residência Pedagógica FONTES HISTÓRICAS EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS E OBSERVAÇÕES EM CONTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO. Maria Alice Silva de Lima
CMN 166 Residência Pedagógica O CINECLUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Rayane Barbosa de Almeida
CMN 167 Residência Pedagógica RELATO DE EXPERIÊNCIA: EXPERIMENTO EXTRAÇÃO DO DNA DA BANANA, COMO AUXÍLIO PARA A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO PERMEABILIDADE DA MEMBRANA Maria Clara de Oliveira Gomes
CMN 168 Residência Pedagógica TAPETE E ORIGAMI DE DNA: UMA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA Manoel Santos de Morais
CMN 169 Residência Pedagógica DIA INTERNACIONAL DA MULHER E DIA MUNDIAL DA POESIA Taynara de Oliveira Pessoa
CMN 170 Residência Pedagógica UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO AUXILIO NA JORNADA DAS EQUAÇÕES QUÍMICAS Gediane do nascimento Ferreira
CMN 171 Residência Pedagógica JOGO EM POWER POINT COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE INVERTEBRADOS NO 7º ANO Sidney Marques Carneiro de Melo
CMN 172 Residência Pedagógica A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Danylo Manoel do Nascimento
CMN 173 Residência Pedagógica REGÊNCIAS ACERCA DO MUNDO ISLÂMICO NAS AULAS DE HISTÓRIA EM TURMAS DE 7º ANO A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL ELIANE CARNEIRO LEÃO DE MELO CARPINA, PE Rânisson Gabriel Moura da Silva
CMN 174 Residência Pedagógica Relato de atividade prática sobre a morfologia das angiospermas no ensino médio Áurea Cássia Josiane da Silva Oliveira
CMN 175 Residência Pedagógica Relação Professor/Aluno nas aulas de Língua Portuguesa Poliana Maria Da Silva
CMN 176 Residência Pedagógica O USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA Jaqueline Barbosa da Silva
CMN 177 Residência Pedagógica O LÚDICO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA Cláudia Janaína de Albuquerque Sousa
CMN 178 Residência Pedagógica UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE SISTEMAS DO CORPO HUMANO NO ENSINO FUNDAMENTAL Mirtes Alves Dias
CMN 179 Residência Pedagógica JOGOS DIDÁTICOS CONTRIBUINDO COM O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS Raquel de Souza Silva
CMN 180 Residência Pedagógica LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CONTOS NUMA PERSPECTIVA LÚDICA COM ALUNOS DO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS DA REDE PÚBLICA Maria Eduarda Silva de Oliveira
CMN 181 Residência Pedagógica A ESCRITA: UM PROBLEMA NAS ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO Wilka Lima de Oliveira
CMN 182 Residência Pedagógica UM RELATO SOBRE COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS UTILIZANDO O TANGRAM COMO MATERIAL CONCRETO Suzana Ferreira da Silva
CMN 183 Sem Edital A IMPORTÂNCIA DA SALA VERDE COMO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPUS MATA NORTE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO Marcos Vinicios Ferreira de Sá
CMN 184 Sem Edital A MATEMÁTICA DA ELÉTRICA João Fernandes Bento Ferreira da Hora
CMN 185 Sem Edital ANÁLISE DA APLICABILIDADE DA BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE ENSINO NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO Beatriz Maria Rodrigues
CMN 186 Sem Edital COMO TRABALHAR A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL DE FORMA CRÍTICA EM SALA DE AULA COM A PRODUÇÃO LITERÁRIA FELICIDADE CLANDESTINA DE CLARICE LISPECTOR. José Fernando Barbosa de Lacerda
CMN 187 Sem Edital INTRODUÇÃO DE CONCEITOS SOCIOLINGUÍSTICOS AO FUNDAMENTAL II Normando Ferreira Leite Júnior
CMN 188 Sem Edital ENSINO INCLUSIVO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO BÁSICO: DESTINADOS A ALUNOS COM DISLEXIA E AUTISMO. Íris Gomes do Nascimento
CMN 189 Sem Edital Las variaciones del español en la escuela Isabella Rosilene Mendes Barbosa
CMN 190 Sem Edital Os conflitos entre maçons e católicos na Faculdade de direito do Recife (1930 – 1937) Manuela Torres Cavalcanti
CMN 191 Sem Edital Educação e Conservadorismo no Brasil: uma análise da influência positivista no Ensino de História no Brasil Joyce Nayara Alves da Silva
CMN 192 Sem Edital Uso de roleta para aprendizagem de célula vegetal Ana Luiza Ferreira de Barros e Silva
CMN 193 Sem Edital ENSINO DE HISTÓRIA E AS REVOLUÇÕES DO SÉCULO XX: O PNLD 2018. Maria Sarah do Nascimento Brito
CMN 194 Sem Edital LITERATURA E ENSINO: CONTOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA ESCOLA À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO José Leandro Cabral do Nascimento
CMN 195 Sem Edital ESTUDO DE CASO DA IMPLANTAÇÃO DE UMA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO Denise Alves de Lucena
CMN 196 Sem Edital LEITURA E ESCRITA LITERÁRIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PRISCILA MIRELE LINS GOMES
CMN 197 Stricto Sensu LETRAMENTO SOCIAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PESQUISA CIENTÍFICA E INCENTIVO A INVETIGAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA JOBSON JORGE DA SILVA
CMN 198 Stricto Sensu EDUCAÇÃO PELA MEMÓRIA: A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA SHOAH PELA BNCC E SEUS EFEITOS NA PRÁTICA EDUCATIVA Alyne Nathálier da Silva Palmeira
CMN 199 Stricto Sensu LEITURA NO PRIMEIRO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: DEMANDAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE Alexsandra Felix de Lima Sousa
CMN 200 Stricto Sensu A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DO LETRAMENTO LITERÁRIO CÉLIA MARIA DE LIRA GUIMARÃES
CMN 201 Stricto Sensu DO TEXTO LITERÁRIO À PLATAFORMA DIGITAL YOUTUBE: LETRAMENTO LITERÁRIO COM MINICONTOS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AMANDA SOTERO CAIO GONÇALVES
CMN 202 Stricto Sensu Políticas Curriculares da Educação Infantil e as Relações Étnico – Raciais no Município de Nazaré da Mata – PE Daiane Lopes da Silva
CMN 203 Stricto Sensu IMAGENS DAS IMAGENS POÉTICAS: UMA EXPERIÊNCIA DE TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DO TEXTO LITERÁRIO POR ALUNOS DO 6º ANO Joice Mariane Andrade Cruz Borba
CMN 204 Stricto Sensu A linguagem proibida na escola Daniel Junio Pereira da Silva
CMN 205 Stricto Sensu PARA UMA ETNOGRAFIA DO BRINCAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NAZARÉ DA MATA-PE Karla Pereira Aprigio Silva
CMN 206 Stricto Sensu O ENSINO DA TRANSITIVIDADE SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: DA LEITURA AUDIOVISUAL A TEXTUALIZAÇÃO DE RESENHAS CRÍTICAS PEDRO FELIPE DA SILVA SANTOS
CMN 207 Stricto Sensu Coerência sintático-semântica sob a ótica da Linguística Sistêmico-Funcional: o uso das metodologias ativas para uma proposta de produção textual na escola Roseane Phabricia Sampaio Portela
CMN 208 Stricto Sensu DO CONTO À NARRATIVA MÍTICA: UMA PROPOSTA DE APROFUNDAMENTO DA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM A LEITURA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA PIRES
CMN 209 Stricto Sensu A TRADUÇÃO DA NARRATIVA LITERÁRIA EM FOTOGRÁFICA POR ALUNOS DO 8.º ANO Joseane Gonçalo da Silva
CMN 210 Stricto Sensu OS PRINCIPAIS PROCESSOS FONOLÓGICOS NA ESCRITA DE ALUNOS DO 6º E 7º ANO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE Gleika Rodrigues Barbosa de Aguiar
CMN 211 Stricto Sensu A GRAMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO: O emprego do pronome que e suas implicações Josiel Jorge da Silva Melo

Nazaré da Mata, 01 de outubro de 2019.