Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Educação Inclusiva: A formação proposta será articulada com a necessidade de que a escola crie uma cultura inclusiva, uma vez que a escola inclusiva não é feita de boas intenções, mas sim de ações concretas e planejadas. Os profissionais precisam envolver-se em um projeto coletivo, que passa por uma reformulação do espaço escolar como um todo, desde o espaço físico, a dinâmica e manejo de sala de aula, passando por currículo, metodologia e estratégia de ensino, formas e critérios de avaliação e a própria gestão escolar.

LINHAS DE PESQUISA

LINHAS DE PESQUISA

Linha 1: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

A linha contempla pesquisas e estudos epistemológicos, políticos e históricos referentes à Educação Especial numa nova perspectiva de atuação, qual seja, o vínculo com a constituição de espaços educacionais inclusivos. Busca analisar as implicações epistemológicas e políticas contemporâneas relacionadas às práticas educacionais, com ênfase na gestão de sistemas escolares, nos recursos de suporte pedagógico especializado, na construção, implantação e usabilidade de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como aspectos favorecedores e inovadores para a escolarização dos estudantes, garantindo-lhes o direito de aprendizagem e desenvolvimento nessa área de conhecimento.

Linha 2: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva

A linha contempla pesquisas e estudos referentes à conceituação sobre Educação e Inovação tecnológica e estrutura para o desenvolvimento de educação mediada por tecnologias e suas interlocuções com a Educação Especial e Inclusiva. Busca analisar metodologias ativas de ensino e de aprendizagem baseada em uso de tecnologias digitais, redes sociais como espaços educativos, jogos digitais e a aprendizagem. Aborda ainda estudo e análise de mobilidade na sala de aula, Projetos, inclusão digital e cidadania, bem como conceituação e análise da Tecnologia Assistiva como área de conhecimento e recursos e sua aplicabilidade no contexto educacional inclusivo.

Linha 3: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva

A linha contempla pesquisas e estudos relacionados diretamente às práticas educacionais e aos processos formativos de educadores (inicial, continuada e em serviço) para atuação pedagógica na diversidade, contemplando os princípios de uma educação inclusiva. Busca analisar os processos de ensino e aprendizagem e as inovações pedagógicas para o atendimento às necessidades educacionais de qualquer ordem: biopsicossocial ou etnocultural. Os estudos se concentram nos aspectos relacionados à organização da escola para garantir a formação de educadores numa perspectiva inclusiva, a partir da análise de práticas, desenvolvimento curricular, adequações de recursos ou métodos pedagógicos e em procedimentos que possibilitem o êxito na escolarização dos estudantes.

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

CALENDÁRIO ACADÊMICO

CALENDÁRIO ACADÊMICO

CONSELHO DO PROGRAMA

CONSELHO DO PROGRAMA

Conselho Gestor do Programa

Prof° Dr. Klaus Schulunzen Jr. (UNESP)                                    Coordenador Nacional

Profª Dra. Anna Augusta Sampaio de Oliveira (UNESP)         Sub-coordenadora

Prof° Dr. Marion Machado Cunha (UNEMAT)                         Titular 

Prof° Dr. Lúcio José Dutra Lord (UNEMAT)                              Suplente

Profª Dra. Rita de Cássia da Silva Oliveira (UEPG)                  Titular 

Profª Dra. Vera Lúcia Martiniak (UEPG)                                   Suplente

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO

Professora Dra. Mirtes Ribeiro de Lira: Coordenadora

Professor Dr. Ernani Martins dos Santos: Vice-Coordenador

Entre em contato com a coordenação do curso através do e-mail: coord.profei@upe.br

SECRETARIA

SECRETARIA

CORPO DOCENTE

CORPO DOCENTE

CORPO DISCENTE

CORPO DISCENTE

CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DOCENTE

CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DOCENTE

CONCESSÃO DE BOLSAS

CONCESSÃO DE BOLSAS

BANCAS AGENDADAS

BANCAS AGENDADAS

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS

EVENTOS

EVENTOS

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

Para mais informações sobre o curso entre em contato com a coordenação do curso através do e-mail: coord.profei@upe.br
Para mais informações sobre o processo seletivo do mestrado entre em contato com a comissão através do e-mail: profei@upe.br