Tecnologia em Logística

SOBRE O CURSO

SOBRE O CURSO


As informações a seguir estão de acordo o PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA (PPC) em vigor e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, de acordo com o PARECER CEE/PE Nº 020/2022-CES de 23 de fevereiro de 2022.

PERÍODO MÍNIMO PARA A INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 5 semestres letivos.

PERÍODO MÁXIMO PARA A INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 8 semestres letivos.

Turno: Diurno

A carga horária total do Curso é de 1.905 horas, dividida entre: a) Componentes curriculares obrigatórios: 1.515 horas; b) Componentes curriculares eletivos: 120 horas; c) Componentes curriculares de extensão: 120 horas; d) Atividades curriculares complementares de extensão: 75 horas; e) Atividades complementares: 75 horas.

O curso tem o seu funcionamento em formato presencial, podendo haver atividades práticas externas conforme propostas vinculadas nas ementas dos componentes curriculares. O curso possui entrada anual e funciona durante o dia, sendo que o turno de entrada das turmas é alternado a cada ano letivo. Sendo assim, nos anos pares a turma ingressa no turno da tarde e nos anos ímpares o ingresso ocorre no turno da manhã. No entanto, nos semestres em que são ofertados seis componentes curriculares, os discentes terão um componente ofertado no contraturno (turno distinto ao da turma de ingresso). Por exemplo: se a turma ingressou no turno da tarde, nos semestres em que forem ofertados 6 componentes, um desses componentes ocorrerá pelo turno da manhã. Além disso, há a possibilidade de oferta de até 20% da carga horária total do curso de disciplinas na modalidade de educação à distância. Para aprovação nos componentes curriculares, o discente, além de ter o desempenho exigido nas atividades avaliativas propostas pelos docentes, precisará ter pelo menos 75% de frequência no componente curricular.


PERFIL DO CURSO

PERFIL DO CURSO


O Curso de Tecnologia em Logística é um curso tecnológico com duração de 2 anos e meio (5 semestres), com o objetivo de formar profissionais de nível superior para atuar na área de Logística, em suas diversas esferas. Nesse sentido, a formação do tecnólogo em Logística da Universidade de Pernambuco é direcionada para a sua atuação como gestores tanto no setor privado quanto no público, compreendendo que o seu campo de saber é interdisciplinar. O curso, nessa perspectiva, desenvolve competências alinhadas às demandas ambientais, sociais, tecnológicas, administrativas e jurídicas atuais. O corpo docente do curso busca uma atualização contínua de conhecimento que resulte na evolução da estrutura do curso de forma a adequá-lo a atender às mudanças sociais, institucionais e mercadológicas incidentes na formação do profissional da área de logística. Com isso, os profissionais formados ampliam as chances de engajamento em oportunidades da área, tendo em vista que desenvolvem as principais qualificações requeridas pelo mercado e sociedade. Ao finalizar o curso, o egresso poderá continuar a sua formação em cursos de Pós-Graduação lato sensu e/ou stricto sensu, com o intuito de especializar-se profissionalmente ou ingressar na carreira docente e/ou de pesquisa.

ÁREA DE ATUAÇÃO

ÁREA DE ATUAÇÃO


De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (BRASIL, 2016), os campos de atuação do curso de Tecnologia em Logística são os seguintes:

Distribuidoras e Centros de distribuição. Empresas de encomendas. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços. Portos, Aeroportos, Terminais de transporte). Transportadoras. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Fonte consultada: BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília, 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=98211-cncst-2016-a&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192>. Acesso em 13 dez. 2022.

De forma complementar, considerando o contexto socioeconômico e tecnológico vivenciado, elencam-se que o egresso do curso poderá atuar em segmentos do setor privado (comercial, industrial, serviços), no setor público ou no terceiro setor, em áreas direta ou indiretamente relacionadas com logística e/ou cadeia de suprimentos. Nesse contexto, a atuação desse profissional ocorre no gerenciamento do fluxo de materiais e informações, internamente nas organizações ou na inter relação dessas organizações com o seu meio, logo, pode atuar no desenvolvimento de programas e projetos relacionados à logística, processos organizacionais públicos e/ou privados, políticas públicas voltadas à mobilidade urbana, assim como em ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e/ou à economia circular.


PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO


A atuação do Tecnólogo em Logística é ampla e disseminada. Em uma análise mais específica, esse profissional pode atuar em empresas privadas de diversos portes, gerenciando todo o processo logístico da organização, sua relação com os participantes da cadeia de suprimentos e implementando os ajustes necessários no processo produtivo para incorporar estratégias sustentáveis. Inclui-se nesse contexto, o advento da quarta revolução industrial, denominada Indústria 4.0, a qual demanda especialistas preparados para a implantação e desenvolvimento tecnológico e sustentável das indústrias, sendo esta uma procura constante das empresas pernambucanas. Mais especificamente na região da Mata Norte, o desenvolvimento industrial dessa região com a chegada da indústria automotiva e toda sua cadeia, bem como, o desenvolvimento da indústria fármaco-química, potencializam as oportunidades no setor, tendo em vista a demanda por profissionais capacitados para atuarem nas funções e atividades logísticas das empresas. No poder público, esse profissional pode atuar na gestão de compras e distribuição dos recursos utilizados pelos entes públicos, bem como atuar no desenvolvimento de políticas públicas que visem a resolução de problemas do setor logístico brasileiro, transporte e mobilidade urbana. No terceiro setor, a atuação desse profissional também se faz necessária, visando a gestão dos processos logísticos das ações que essas organizações oferecem à sociedade, nas mais diversas áreas.

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO


Livia Vilar Lemos
Coordenadora
EmailLattes
Paula Roberta Callado Bezerra de Mello
Vice-Coordenadora
EmailLattes


DOCENTES

DOCENTES


Ítalo Anderson Taumaturgo dos Santos
Mestre
EmailLattes
Livia Vilar Lemos
Doutora
EmailLattes
Maria Luciana de Almeida
Doutora
EmailLattes
Michele Bezerra Saito
Mestra
EmailLattes
Paula Roberta Callado Bezerra de Mello
Doutora
EmailLattes



DOCUMENTOS

DOCUMENTOS

CONTATO

CONTATO

E-mail: matanortelogistica.coord@upe.br