Xadrez na escola: uma ferramenta multidisciplinar

A utilização do jogo de xadrez nas escolas tem um grande aspecto multidisciplinar por envolver diversas perícias e aperfeiçoar algumas características do pensamento cognitivo, como o raciocínio lógico, a memorização, o abstrato, a imaginação, a dedução e a indução. O jogo de xadrez possui características matemáticas muito fortes, principalmente quando partimos para o campo da contagem e suas aplicações em probabilidade e estatística.

A cultura pop se encantou com celebridades profissionais do xadrez, como é o caso do Campeão Mundial, Bobby Fischer, que teve vários filmes a respeito de sua vida, além de livros e biografias. O jogo de xadrez possui um vinculo com a informática e as novas
tecnologias de informação, dessa forma, aumentando o leque de possibilidades de sua aplicabilidade.

Os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, Caetano Nascimento, Adala Fernanda, Fabíola Simões, Irinez Vasconcelos e Walter Pereira, orientados pelo professor Gerson Henrique dão inicio a um projeto de aplicação do jogo de xadrez nas escolas.

Nessa sexta-feira, 19 de julho, os monitores, juntamente com o professor orientador foram visitar o Campus da Universidade Rural de Pernambuco, no Recife, a fim de realizarem uma capacitação com o professor e doutor Rinaldo José de Lima sobre os conceitos básicos do jogo de xadrez, sua história e eventos marcantes ao longo dos anos. Também estavam  presentes os professores Claudio Roberto Barrozo da Silva Mestrando em Ensino de Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Emanuel Henrique, ambos professores da Rede Publica estadual e Hugo Marques professor da Rede Particular de ensino que irão participar do futuro projeto.

Em breve, o projeto será aplicado nas escolas dos municípios da Região Mata Norte.