PERFIL DO CURSO
PERFIL DO CURSO
O Bacharelado em Serviço Social na Universidade de Pernambuco preceitua a flexibilidade no currículo, e organiza sua matriz curricular ofertando: disciplinas obrigatórias e eletivas, oficinas, seminários temáticos, estágios, atividades complementares, extensão e pesquisa, sendo esta última destinada à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O curso é presencial, mas admite no desenvolvimento das disciplinas, atividades na modalidade a distância, conforme preceitua o Ministério da Educação e as normas estabelecidas em documentos oficiais da UPE aprovados pelo Conselho Universitário (CONSUN) e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A matriz curricular está organizada a partir do que preconiza as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social, as quais distribuem as disciplinas em três núcleos tais como: 1. Núcleo de fundamentos te rico-metodol gico da vida social, que compreende um conjunto de fundamentos te rico-metodol gico e ticopolítico para conhecer o ser social; 2. Núcleo de fundamentos da formação s cio-hist rica da sociedade brasileira, que remete à compreensão das características históricas particulares que presidem a sua formação e desenvolvimento urbano e rural, em suas diversidades regionais e locais; 3. Núcleo de fundamentos do trabalho profissional, que compreende os elementos constitutivos do Serviço Social como uma especialização do trabalho: sua trajetória histórica, teórica, metodológica e técnica, os componentes éticos que envolvem o exercício profissional, a pesquisa, o planejamento e a administração em Serviço Social e o estágio supervisionado. (Disponível em: http://www.cfess.org..br). Executando uma matriz curricular dessa amplitude estaremos proporcionando conteúdos que envolvem tanto o conhecimento dos fundamentos do serviço social, quanto o desenvolvimento político, cultural e científico necessários para o bom desempenho da prática profissional.
ÁREA DE ATUAÇÃO
ÁREA DE ATUAÇÃO
O Assistente Social/Bacharel em Serviço Social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam à preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO
PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO
Equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política.