Bacharelado em Serviço Social

PERFIL DO CURSO

PERFIL DO CURSO

O Bacharelado em Serviço Social na Universidade de Pernambuco preceitua a flexibilidade no currículo, e organiza sua matriz curricular ofertando: disciplinas obrigatórias e eletivas, oficinas, seminários temáticos, estágios, atividades complementares, extensão e pesquisa, sendo esta última destinada à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O curso é presencial, mas admite no desenvolvimento das disciplinas, atividades na modalidade a distância, conforme preceitua o Ministério da Educação e as normas estabelecidas em documentos oficiais da UPE aprovados pelo Conselho Universitário (CONSUN) e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A matriz curricular está organizada a partir do que preconiza as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social, as quais distribuem as disciplinas em três núcleos tais como: 1. Núcleo de fundamentos te rico-metodol gico da vida social, que compreende um conjunto de fundamentos te rico-metodol gico e ticopolítico para conhecer o ser social; 2. Núcleo de fundamentos da formação s cio-hist rica da sociedade brasileira, que remete à compreensão das características históricas particulares que presidem a sua formação e desenvolvimento urbano e rural, em suas diversidades regionais e locais; 3. Núcleo de fundamentos do trabalho profissional, que compreende os elementos constitutivos do Serviço Social como uma especialização do trabalho: sua trajetória histórica, teórica, metodológica e técnica, os componentes éticos que envolvem o exercício profissional, a pesquisa, o planejamento e a administração em Serviço Social e o estágio supervisionado. (Disponível em: http://www.cfess.org..br). Executando uma matriz curricular dessa amplitude estaremos proporcionando conteúdos que envolvem tanto o conhecimento dos fundamentos do serviço social, quanto o desenvolvimento político, cultural e científico necessários para o bom desempenho da prática profissional.

ÁREA DE ATUAÇÃO

ÁREA DE ATUAÇÃO

O Assistente Social/Bacharel em Serviço Social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam à preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

Equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política.

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO

Sheilla Nadiria Rodrigues Rocha
Coordenadora

DOCENTES

DOCENTES

Bárbara Aguiar
Mestra
Clara Martins
Mestra
Elizabeth Alcoforado
Doutora
Fábio Alves
Doutor
Lwdmila Pacheco
Doutora
Mariana Alves Andrade
Doutora
Sheilla Rocha
Doutora
Vanessa Barbosa
Mestranda
Wenderson Ferreira
Mestrando

GRADE CURRICULAR

GRADE CURRICULAR

DOCUMENTOS

DOCUMENTOS