Patrono da educação brasileira, Paulo Freire é tema do 14° encontro online da série Diálogos FCAP-UPE

Uma mesa-redonda sobre a obra de Paulo Freire é o destaque do 14° encontro online da série Diálogos FCAP-UPE, que será realizado às 10h20 de quarta-feira (7). O tema será: "Paulo Freire sob diferentes olhares".

Participarão do evento, que terá transmissão via Google Meet, o professor da Universidade de Pernambuco Agostinho Rosas (doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba) e o professor da Universidade Licungo de Moçambique Lázaro Félix Manuel (mestre em Educação pela UPE).
 
A mediadora será a professora da UPE Fátima Gomes (doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal).
 
Maiores informações estão disponíveis no site da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (www.fcapupe.com.br). O evento é aberto ao público e contará com emissão de certificado. O link de inscrição é https://www.sympla.com.br/serie-dialogos-paulo-freire-sob-diferentes-olhares__1156908.
 
Ao longo de 2020, a UPE vai promover a produção de releituras do pensamento do educador Paulo Freire nos formatos de vídeos, podcasts, ilustrações (HQ, cordel), cursos, oficinas e eventos.
 
A iniciativa faz parte de edital publicado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) dentro das atividades comemorativas ao centenário do patrono da educação brasileira. O documento pode ser acessado através do link http://www.upe.br/editais2.html.
 
Até o dia 19 de setembro (data de nascimento do autor da "Pedagogia do Oprimido”), a UPE vai difundir estudos em torno do pernambucano que faleceu no dia 2 de maio de 1997, em São Paulo.

Assessoria de Relações Internacionais da UPE divulga oportunidade de bolsa para lideranças femininas

Vai até o dia 10 de maio o período de inscrição para que professoras e funcionárias da Universidade de Pernambuco, seja de áreas administrativas e de gestão, possam concorrer a bolsas do programa Santander Women W50 Leadership. A dica é da Assessoria de Relações Internacionais da UPE. 

A oportunidade é oferecida pelo Banco Santander e pela London School of Economics and Political Science. São ofertadas 50 bolsas destinadas a mulheres com mais de 10 anos de experiência em gestão e que aspiram assumir papéis de comando em sua organização, buscando refletir e desenvolver seu próprio estilo de liderança.
 
As participantes irão desfrutar de um excelente conteúdo de aprendizagem feito sob medida pela LSE, treinamento de liderança individual e oportunidades para estabelecer contatos com outros mulheres de todo o mundo.
 

Projeto de extensão do HUOC/UPE abre inscrições para ciclo de estudos e debates sobre o SUS

Residentes, profissionais e discentes da área de Saúde Pública podem se inscrever para participar do I Ciclo de Estudos e Debates em Saúde Pública promovido pelo Pode Respirar!, um projeto de extensão da Universidade de Pernambuco (UPE).

Os encontros ocorrerão sempre às terças-feiras, às 19h, no formato de Grupo de Estudos, com início no dia 13 de abril e término em 30 de novembro deste ano.

Programação, carga horária e inscrições estão disponíveis diretamente no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJqlQKoDTWLx5VXmucBgnLQrCyOrfBweEJpE8FgZwhxdvv4Q/viewform?gxids=7628

Com carga horária total de 80h, serão utilizados o Google Sala de Aula e o Google Meet para os encontros online semanais.

A inscrição é gratuita. Caso haja mais inscritos que o número de vagas, os interessados serão avisados por e-mail que foram incluídos na lista de espera.

Serão conferidos certificados de curso de extensão para aqueles que concluírem todas as etapas propostas pelo Ciclo de Estudos: participação mínima de 75% em todas as atividades propostas incluindo a entrega do trabalho final no formato Relato de Experiências (se decorrente de projeto de intervenção); Comprovante de Submissão ao Comitê de Ética e Pesquisa (se Projeto de Pesquisa) e/ou Artigo Científico.

O I Ciclo de Estudos e Debates em Saúde Pública do Pode Respirar! tem o objetivo de refletir sobre a história, fundamentos e princípios da atenção ao usuário do Sistema Único de Saúde no contexto da Reforma Sanitária.

Iniciado em 2016, o projeto de extensão Pode Respirar! Discutindo Promoção da Saúde no SUS/UPE tem relação com a tese de doutorado defendida pela assistente social Soraya Cavalcanti.

Da incorporação dos temas Tabagismo e Redução de Danos no cotidiano dos profissionais de Saúde Pública, o projeto expandiu sua abordagem também para Prevenção e Enfrentamento de Violências no âmbito da Saúde Pública e HIV/Aids: Impactos da atual conjuntura no enfrentamento da epidemia. Esta última temática faz parte do tema de mestrado da assistente social Renata Fernandes.

Soraya e Renata trabalham na Divisão de Serviço Social do Hospital Universitário Oswaldo Cruz/UPE e coordenam o projeto de extensão Pode Respirar!

O trabalho conta com a participação da professora Sheilla Rocha, do curso de Serviço Social da Universidade de Pernambuco.

Conteúdo Programático do Ciclo de Estudos em Saúde Pública

13/04: Abertura do I Ciclo de Estudos e Debates em Saúde Pública do Projeto de Extensão Pode Respirar!;
13 e 20/04: Capitalismo e Conservadorismo na América Latina;
27/04 e 04/05: Política de Saúde no Brasil;
11 e 18/05: A contrarreforma da Política de Saúde no Brasil:
25/05 e 01/06: A reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial;
08 e 15/06: Mulheres vivendo com HIV/Aids: processos de (auto)cuidado, violências e sorofobia. Percursos da Política de Saúde;
22 e 29/06: Notificação de Acidentes e Violências nos Serviços de Saúde;
06 e 13/07: Políticas de Saúde e condições de trabalho;
20 e 27/07: Residências Multiprofissionais em Saúde;
03 e 10/08: Extensão Universitária;
17 e 24/08: Retrocessos Sociais na Atualidade da Saúde Pública Brasileira;
31 e 14/09: Vigilância em Saúde no SUS;
21 e 28/09: Desafios da Luta pelo direito à Saúde no Brasil;
05 e 19/10: Saúde Mental e Trabalho;
26/10 e 09/11: O Trabalho na Saúde no Contexto da Pandemia de Covid-19;
16 e 23/11: Educação Remota no Atual contexto Brasileiro;
30/11/2021: Encerramento: Apresentação dos produtos do I Ciclo de Estudos em Saúde Pública do Projeto de Extensão Pode Respirar!

 

Divulgada homologação das chapas inscritas para eleição da Fensg/UPE

 

A comissão eleitoral da eleição para os cargos de diretora e vice-diretora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (Fens/UPE) divulgou a homologação das chapas inscritas em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (05/04) por webconferência.

A chapa “Fensg, Pluralidade, Oportunidades e Ações” foi a única inscrita. Concorreram ao cargo de diretor (a) e vice-diretor(a) da faculdade, Betânia da Mata Ribeiro Gomes e Maria do Amparo Souza Lima. 

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Coordenador do programa Pernambuco 4.0 explica atuação da UPE no processo de transformação digital das empresas no estado

Responsável pela coordenação do programa Pernambuco 4.0, o professor do Campus Mata Norte da UPE Djalma Guimarães foi entrevistado no programa Bom Dia Pernambuco, da TV Globo, sobre o processo de transformação digital das empresas do estado.

A ação empreendida pela Universidade de Pernambuco, Secretaria de Ciência, Tecnologia & Inovação (Secti) e Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) visa acelerar a implantação da "Indústria 4.0" - termo que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas Ciberfísicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

O Instituto de Inovação Tecnológica (IIT) da UPE vai realizar o mapeamento das competências do setor, a formação de pessoal (residência tecnológica) e elaboração de projetos em tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0. Dez empresas já foram selecionadas no estado. Aprovado em 2019, o projeto tem um orçamento de R$ 340 mil.

Ao todo, a Sudene vai investir R$ 1,26 milhão neste programa de revitalização da indústria regional. Serão capacitados gestores de empresas de quatro polos: Alagoas/Sergipe, Ceará, Paraíba/Rio Grande do Norte e Bahia/Pernambuco (na região do Sertão), num total de 80.

Quarenta alunos de pós-graduação, selecionados por meio de edital público, receberão bolsas de R$ 1.800 durante seis meses. Eles deverão participar de ações de desenvolvimento da indústria 4.0, além de apresentar 40 projetos sobre tecnologias habilitadoras para as empresas participantes.

Caberá ao ITT/UPE realizar um diagnóstico do grau de maturidade de 40 empresas da região em relação ao tema, além de desenvolver práticas de melhoramento contínuo.

O prazo de conclusão do projeto está previsto para junho de 2022. Ao final, serão desenvolvidos projetos de Manufatura Avançada nas empresas participantes.

Link da reportagem: https://globoplay.globo.com/v/9400839/