UPE convida para Seminário e Exposição Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil em Pernambuco

A Universidade de Pernambuco (UPE), através da sua Comissão Memorial, convida para a abertura do “Seminário e Exposição Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil em Pernambuco”, que acontece amanhã (20/04), às 14h, na sede do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe). 

O evento, que objetiva promover e difundir resultados da identificação, registro e ações de salvaguarda sobre os nove bens culturais imateriais registrados em Pernambuco, contribuindo para memória e documentação e suas respectivas tradições, destina-se à graduandos nas diferentes áreas do conhecimento, detentores de bens cultuais e sociedade civil interessada na temática com vista à difusão dos conteúdos relacionados à diversidade cultural do Estado.

A primeira edição da itinerância da exposição acontecerá durante o Festival de Arte e Cultura da UPE (FCAUPE), a ser realizada na Faculdade de Enfermagem da instituição (Fensg/UPE), de 20 a 23 de abril, aberta ao público das 10h às 16h.

O Iaupe fica na Av. Rui Barbosa, 1599 – Graças. A Fensg/UPE fica na Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro.

SEMINÁRIO - Se propõe a evidenciar a trajetória que diferentes segmentos percorreram para alcançar o registro como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, conforme a política de Registro do Bem Cultural de Natureza Imaterial do Brasil, sob a responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Oportunamente foi articulado com a UPE, através da sua Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), a viabilidade para a realização do evento em quatro dos seus campi distribuídos nas quatro macrorregiões do Estado. A ação acontecerá acompanhada da exposição homônima lançada em julho de 2016 durante o Festival de Inverno de Garanhuns e que este ano circulará sob os cuidados da UPE.

A realização conjunta do Seminário e Exposição no ambiente acadêmico permite a ampliação das temáticas propostas e a difusão nos diferentes territórios do Estado, aproximando estudantes, pesquisadores e detentores da realidade das políticas públicas de preservação do patrimônio e divulgando a diversidade cultural do Estado.

Assim, estas ações configuram-se como instrumentos de promoção, difusão, e reflexão acerca dos bens culturais pernambucanos sob o prisma da preservação cultual e das políticas públicas de preservação e gestão do patrimônio cultural no país.

PROGRAMAÇÃO:

Recife – 20/04

Seminário – Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil em Pernambuco

14h30 – Mesa de Abertura

15h30 – Mesa – Patrimônio Imaterial do Brasil em Pernambuco – Identificação, reconhecimento e salvaguarda.

Mediação: Prof. Drª Magdalena Almeida (UPE)

Palestrantes:

1 - Marcelo Renan Souza –GPCult – Fundarpe - Patrimônio  Imaterial

2 - Luiz Henrique Santos – Centro de Documentação do Paço do Frevo e Mestrando em História pela UFRPE

3 - Cláudio Brandão (Xoxo) Clube de Bonecos Malaquias - Patrimônio Vivo de Pernambuco/ CGSF e Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural

17h10 – Abertura para o debate

18h – Encerramento

 

Petrolina – 25/04

Exposição - Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil em Pernambuco

18h – Mesa de Abertura

19h – Conferência Patrimônio Imateriais de Pernambuco – Identificação, reconhecimento e salvaguarda.

Palestrante: Marcelo Renan – Patrimônio  Imaterial/GPCult – Fundarpe

19h40 – Abertura para o debate