Seminário de Integração da UPE chega aos campi da UPE na Benfica e Camaragibe

As unidades da Benfica e Camaragibe, receberam nos dias 18 e 19 de abril, respectivamente, o Seminário de Integração 2017 da Universidade de Pernambuco (UPE). O evento, que tem como objetivo avaliar e atualizar o plano integrado de gestão acadêmica com vistas a consolidação e melhoria da qualidade dos cursos da Universidade, contou com a participação de docentes, servidores e estudantes. 

Nas reuniões, foram discutidos assuntos das áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão. Entre eles, a mobilidade docente, estágio probatório, política de articulação com outras instituições e a cooperação internacional. O oitavo encontro acontece na próxima terça-feira (25/04) na Mata Norte.

BENFICA - O seminário, realizado no horário da manhã, teve a abertura feita pelo diretor da Poli/UPE, Prof. José Roberto Cavalcanti, que falou sobre a força da unidade nesses 105 anos de história. “Estamos vivendo anos difíceis diante desta crise econômica, mas temos ultrapassado barreiras com o apoio da reitoria em seguirmos com as nossas metas e projetos. Aproveito para agradecer a presença de todos no seminário”, disse.

Em seguida, o Reitor, Prof. Pedro Falcão, deu início ao encontro e falou sobre o momento oportuno para avaliar as ações de integração acadêmica desenvolvidas na instituição e atualizar o planejamento para 2017-2018. O reitor fez, ainda, a apresentação do relatório geral de ações 2016.

Logo após a explanação do Reitor, o pró-reitor de graduação, Prof. Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues, fez a apresentação e análise da situação atual da autoavaliação da UPE e seu resultado no Sinaes. 

Após esse momento veio a segunda etapa do seminário, quando há o desmembramento dos inscritos em três grupos de trabalho separados por eixos temáticos (Prograd/Proec/CPA; Propegi/ Assessoria de Relações Internacionais; Prodep/Proadmi). 

A terceira e última etapa do encontro foi uma plenária geral, onde cada grupo apresentou as questões discutidas em cada eixo temático. Após as apresentações, foi aberto um espaço para que os professores, servidores e alunos presentes pudessem fazer perguntas e tirar dúvidas com a equipe da gestão central da UPE. 

O reitor e a vice-reitora da Universidade encerraram o encontro agradecendo a presença de todos e enfatizando sobre a importância do seminário na construção de uma UPE com o olhar voltado para o planejamento e com foco no futuro da instituição através de uma gestão participativa.

O reitor aproveitou, ainda, a ida ao campus e fez a inauguração de quatro laboratórios da unidade.   

CAMARAGIBE - A metodologia do seminário em Camaragibe, na Faculdade de Odontologia de Pernambuco (Fop/UPE) foi basicamente a mesma do dia anterior. O reitor fez a apresentação do relatório geral de ações 2016 e agradeceu a presença dos participantes. Em seguida, o coordenador de Desenvolvimento da graduação, Karl Schurster, fez a apresentação e análise da situação atual da autoavaliação da UPE e seu resultado no Sinaes e a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e inovação (Propegi), Profa. Tereza Cartaxo, fez uma exposição sobre a pós-graduação e intercâmbio. O coordenador do Núcleo de Comunicação e Tecnologia da Informação, Prof. Haroldo Amaral, fez a apresentação sobre a avaliação docente.

Ainda durante o encontro a vice-reitora, Profa. Socorro Cavalcanti e pró-reitora de desenvolvimento de pessoas (Prodep), Profa. Vera Gregório falaram sobre assuntos de interesse dos servidores do campus e abriram um momento para que pudessem tirar suas dúvidas e expor seus pleitos. 

Após as apresentações dos relatórios foi aberto um espaço para perguntas, que contou com a participação e contribuição de grande parte dos docentes da unidade. Ao final do encontro, a vice-reitora disse que a reitoria estava aberta para o diálogo com o objetivo de tornar a universidade mais integrada em todos os aspectos.

Participaram do seminário ainda o pró-reitor de extensão e cultura, prof. Renato Medeiros, o diretor da Fop/UPE, Prof. Emanuel Sávio, professores e servidores.