1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
20 de novembro - Dia da Consciência Negra - Universidade de Pernambuco

20 de novembro - Dia da Consciência Negra

Todos os anos, no mês de novembro, ocorrem homenagens e celebrações pela Consciência Negra, uma data de extrema importância aqui no Brasil, principalmente ao considerarmos nossa história e nossas raízes.

O grande objetivo da instituição do Dia da Consciência Negra é promover a reflexão e a discussão a respeito da inserção da população negra na sociedade brasileira. Além disso, essa data também é um convite para que as pessoas pensem mais a respeito da importância dos afrodescendentes na formação da nossa cultura e da própria nação, para que o preconceito racial que ainda existe possa ficar cada vez mais no passado.

 

Pensando nisso, a Universidade de Pernambuco (UPE) promoveu diversas atividades em suas unidades de ensino. Aconteceu, no campus Mata Norte da UPE, o “I Encontro de Ensino de História”, com o tema: História e Cultura Afro-brasileira e o Ensino de História, organizado pela professora Maria do Carmo Barbosa de Melo com o apoio dos alunos do 8º período do curso de História e do Centro Acadêmico de História. O evento contou com palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações culturais.

 

Já o campus da UPE em Garanhuns participou do “I Seminário Municipal de Saúde da População Negra”, organizado pelo Comitê Impulsor da Marcha das Mulheres Negras e pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase nas populações do campo.

Na ocasião, os presentes participaram de debate sobre temas como: o histórico de luta e a atual situação das Políticas Nacionais de Saúde da População Negra e Saúde Integral dos povos do campo, Anemia Falciforme, e o Diagnóstico Situacional de Saúde das Comunidades Quilombolas do Castainho, Estivas, Tigre e Estrela.

Puderam, ainda, propor ações e cobrar do poder público a efetividade de ações mais concretas, fortalecendo a relação entre Estado, comunidade e o controle social.

Os interessados em participar de atividades sobre o assunto podem acompanhar, ainda, as ações da Semana Universitária, que acontece de 23 a 27/11, cuja programação aborda também temas como a influência afrodescendente na comida, na dança e na religião, no campus da UPE na Mata Norte.

A professora e pesquisadora da UPE, Denize Aquino, escreveu um artigo sobre o assunto e fala sobre o momento histórico de redefinição no Brasil para os afro-brasileiros. Confira aqui.

Dia Nacional da Consciência Negra - Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro.