Campus da UPE em Garanhuns comemora seis anos do curso de medicina formando os primeiros médicos

Aconteceu, na última segunda-feira (07/08), a comemoração dos seis anos de atividade do curso de medicina do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns. A celebração ocorreu no auditório da unidade e contou com a presença de docentes, discentes, servidores e representantes do Sistema Único de Saúde (SUS) local. 

No início do evento, a professora Sinara Almeida apresentou o curso de medicina em números, corpos discente e docente, projetos e ações desenvolvidas durante a sua existência. Segundo os dados levantados, o curso possui mais de 200 alunos, sendo 35 formados este ano, mais de 60 profissionais atuaram como docentes durante os seis anos e foram desenvolvidos 39 projetos de ensino, 33 de iniciação científica e 67 de extensão, de 2011 a 2017, incluindo os que estão em andamento.

Em seguida, o professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luiz Bezerra de Carvalho Junior, fez uma fala sobre os seus 42 anos de atividades na docência e pesquisa e sobre a importância de comemorar a data. “Celebrar os seis anos do curso médico da UPE ao lado dos que estão envolvidos com esta iniciativa é muito prazeroso. Para quem milita na área por quase meio século é muito gratificante ver surgindo mais uma iniciativa com vistas à formação daquilo mais socialmente sublime que é  preparar mais talentos para cuidar da saúde dos seus cidadãos”, disse. Os docentes presentes também falaram brevemente sobre suas atuações na formação médica.

Para finalizar os discursos, a diretora da unidade, Profa. Rosângela Falcão, ressaltou o prazer de ter visto o surgimento e estar acompanhando a evolução do curso médico. “Parabenizo os docentes pelo seu engajamento e amor ao ofício docente e agradeceu aos discentes pela confiança e por se deixarem formar pela equipe que compõem o curso médico”, destacou.

A comemoração foi encerrada com o tradicional corte do bolo ao som dos alunos do terceiro período do curso, Beatriz e Hugo.

CURSO - criado em 2010, com início da primeira turma em agosto de 2011. À época, o atual reitor da Universidade, Prof. Pedro Falcão, era o diretor do campus, o reitor era o Prof. Carlos Calado e o governador era Eduardo Campos, que recepcionava a então Presidente da República, Dilma Rousseff, para ministrar a Aula Magna, há exatos seis anos.

Com informações da unidade.