Pesquisadores brasileiros e ingleses debatem sobre formas de combate ao zika vírus

 

Neste domingo (10/09), no Marante Plaza Hotel, em Boa Viagem, aconteceu a abertura do workshop “Smart Technology for fighting ZikaVirus Epidemics (Remotely and highly distributed sensed data, Analytics and Visual sensing of micromacro environment health welfare)”. O evento é realizado pela Universidade de Pernambuco (UPE) promovido através de parceria entre instituições do Reino Unido e do Brasil.

A ideia do encontro é reunir pesquisadores ingleses e brasileiros, com experiência nas áreas de saúde e tecnologia da informação, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e redes de pesquisa aplicadas no combate às arboviroses, em especial o Zika Vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Coordenado no Brasil por Fernando Buarque, professor de Engenharia da Computação da UPE, a iniciativa, que também conta com a ajuda do Prof. Ebad Banissi, diretor do Big Data & Informatics Research Group, divisão de Informática da Escola de Engenharia da London South Bank University, no Reino Unido, é financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e pelo Fundo Newton (Reino Unido).

Estiveram presentes ao evento o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, que também explanou sobre o assunto, o assessor de Relações Internacionais e o coordenador de Inovação da UPE, José Guido Corrêa de Araújo e Alexandre Maciel, respectivamente, o infectologista da universidade Demócrito Miranda Filho, entre outros.

Reportagem – o workshop foi motivo de reportagem no Bom dia Pernambuco desta segunda-feira (11/09). Confira a matéria na íntegra através do link:

https://globoplay.globo.com/v/6139029/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar