Professor da UPE em Petrolina publica capítulo de livro sobre Lima Barreto

O professor do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina, Joachin Azevedo Neto, teve um capítulo publicado no livro interdisciplinar “Escritas sobre Lima Barreto”, lançado no final do ano passado (2017).

Como historiador, o professor da UPE desenvolveu uma reflexão sobre recepção da literatura russa no pensamento barretiano em "Uma ponte entre as estepes e os trópicos: diálogo entre Lima Barreto, Tolstoi e Dostoiévsky".

A obra, feita por pesquisadores profissionais, experientes nas atividades universitárias, há anos voltados para investigações sobre a época e a produção jornalística e ficcional do literato em questão, pretende fornecer subsídios para essas reflexões em ambientes acadêmicos e/ou escolares acerca do autor de “Triste fim de Policarpo Quaresma” e outros títulos da literatura modernista. O livro é composto por quatro ensaios.

Organizado pelo historiador da Unifesp, Denilson Botelho e prefaciado por Sérgio Luiz Monteiro Mesquita (Col. D. Pedro II - RJ), o livro foi aprovado pelo Conselho Editorial e publicado pela Editora da UFCG - EDUFCG e, recentemente, disponibilizado para venda.