1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Acadêmica da FCM-UPE é aprovada para integrar programa internacional da Harvard Medical School - Universidade de Pernambuco

Acadêmica da FCM-UPE é aprovada para integrar programa internacional da Harvard Medical School

 

Acadêmica do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE), Letícia Nunes Campos, foi aceita como Pesquisadora Associada no Programa de Fellowship Paul Farmer Global Surgery, posição ofertada pelo Program in Global Surgery and Social Change (PGSSC).

Toda a jornada começou em julho, com uma etapa internacional na sua vida acadêmica. Por um ano, até junho de 2023, ela atuará em um programa vinculado à Harvard Medical School, a conceituada escola de medicina de uma das melhores universidades do mundo.

Em Boston, nos Estados Unidos, Letícia vai se dedicar a atividades em pesquisa e políticas em saúde pela organização. Criado em 2010, o Program in Global Surgery and Social Change surgiu em resposta ao pouco investimento em cirurgia como serviço essencial para os sistemas de saúde no mundo. O programa tem como intuito melhorar o acesso, qualidade, segurança e custo-benefício de serviços de cirurgia no mundo, principalmente em países de baixa e média renda.

Contudo, o programa não oferece bolsa para estudantes e Letícia precisou encontrar alternativas para conseguir os U$42.000 (quarenta e dois mil dólares) requisitados pela Harvard para viabilizar sua estadia nos Estados Unidos. Além do apoio institucional e financeiro da UPE, a estudante iniciou uma campanha para arrecadar fundos e arcar com os custos envolvidos na viagem, desde a estadia, alimentação, transporte até taxas relacionadas ao visto. Para contribuir, basta clicar AQUI.

Nessa busca pelo financiamento, Letícia se candidatou a múltiplos processos seletivos, tendo sido bem sucedida em dois. O primeiro deles foi o Programa de Líderes da Fundação Estudar que, há mais de 30 anos, seleciona, apoia, reúne e desenvolve jovens de alto potencial, com o oferecimento de bolsas de estudos e estímulos de uma comunidade que atua para transformar o Brasil e o mundo para melhor.

Desde 1991, 790 estudantes já foram selecionados com o objetivo de oferecer recursos, mentoria e educação para impulsionar as carreiras de jovens brasileiros. O anúncio dos novos bolsistas do Programa Líderes Estudar 2022 foi feito no dia 01 de agosto pela Fundação Estudar, no evento Lidera, em São Paulo. Neste ano, o investimento em bolsas de estudo foi de cerca de R$ 6 milhões, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

Durante a seleção, Letícia enfrentou diversas etapas que envolveram resolver situações problema, vídeo de apresentação, entrevista individual, testes de lógica e valores, painel com múltiplos avaliadores, entrevista de aprofundamento técnico e o painel final em São Paulo.

Entre os mais de 33 mil jovens que se inscreveram no processo da Fundação Estudar, 30 foram selecionados. E nove desses estudantes, entre pós-graduandos e graduandos, irão estudar na Universidade de Harvard, incluindo a nossa estudante. Os perfis de carreira mais presentes entre os estudantes foram o de empreendedorismo, gestão privada, governo e gestão pública.

Já a Fundação Maria Emília Pedreira Freire de Carvalho (FME), que possibilitou o segundo processo seletivo onde Letícia obteve aprovação, é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2008, que apoia o desenvolvimento de ações, pesquisas, tecnologias e processos que beneficiem o ser humano e promova a inclusão nas áreas de Educação e Saúde.

Todos os anos, a Fundação Maria Emília seleciona projetos com potencial de causar impacto positivo no país. Nessa empreitada, a estudante submeteu sua proposta de projeto com apoio do time de pesquisadores brasileiros que colabora com Program in Global Surgery and Social Change. Além de todo o cuidado relacionado aos documentos do projeto, Letícia participou de uma entrevista, foi aprovada e receberá o financiamento para ser desenvolvido durante seu ano como pesquisadora associada em Harvard.

A relação de Letícia com o PGSSC começou em agosto de 2020, quando ela entrou em contato com pesquisadores brasileiros que colaboram para o programa da Harvard Medical School. Tornou-se a líder estudantil da equipe nacional e, neste período, a estudante contribuiu com pesquisas para melhorar a qualidade dos serviços em cirurgia a nível local e nacional, tendo participado em publicações internacionais pelo grupo.

No ano passado, a estudante integrou uma lista de 16 pesquisadores de quatro países que publicaram um artigo conjunto no The Lancet Regional Health Americas sobre o impacto da Covid-19 no atraso de cirurgias de emergência e eletivas, aqueles não considerados de urgência e emergência, no Brasil.

O artigo de 11 páginas, intitulado “Association between government policy and delays in emergent and elective surgical care during the COVID-19 pandemic in Brazil: a modeling study”, foi disponibilizado em agosto na versão online da edição regional das Américas da revista médica britânica The Lancet, uma das mais respeitadas editoras científicas do mundo.