1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Alunos do curso de Computação da UPE em Garanhuns participam de teste real de software - Universidade de Pernambuco

Alunos do curso de Computação da UPE em Garanhuns participam de teste real de software

Verificar e validar, no prazo de 30 dias, um software para entrega aos clientes, gerando relatórios durante toda a fase de testes apresentando os indicadores, as metas alcançadas, as lições aprendidas e as sugestões de melhoria contínua. Esta experiência com um produto real foi vivenciada por nove alunos do curso de Computação do Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE). O resultado foi tão positivo que a empresa Ongold Tecnologias Empresariais do Agreste Setentrional de Pernambuco decidiu repetir a parceria em 2021.

O acordo de cooperação técnica entre o curso de Computação da UPE do Campus Garanhuns e a Ongold para a execução de atividades de desenvolvimento e qualidade de software foi negociado pelo professor Ivaldir de Farias Junior. No projeto realizado no segundo semestre de 2020, ele dividiu a turma de sua disciplina de Verificação e Validação (Foco em Teste de Software/Sistemas) em três times e cada um deles ficou responsável por um conjunto de atividades.

Por causa das regras sanitárias para o combate à pandemia de Covid-19, a Ongold montou um ambiente tecnológico para que o projeto acontecesse de forma remota. No formato home office, os alunos participaram de um workshop para conhecer a expectativa da empresa, quais ferramentas seriam utilizadas, bem como entender o produto de software a ser testado pelas equipes. O coordenador de qualidade de software da empresa interagiu com as equipes buscando atingir os objetivos estratégicos.

Por causa do curto espaço de tempo, a comunicação era diária com grupo utilizando WhatsApp, compartilhando uma pasta no Google Drive, fazendo reuniões de report semanal e elaborando uma análise de progresso, utilizando todas as ferramentas de apoio para a execução técnica (Trello, TestLink, Mantis, ERP Organizacional).

O professor Ivaldir executou o papel de gerente geral do projeto, acompanhando tudo o que ocorria no mesmo do início ao fim. Ele salienta que este projeto não foi uma simulação e sim um projeto real da empresa Ongold. Por isso, o projeto tinha cronograma a cumprir, atividades que impactavam diretamente o cliente caso ocorresse algo errado. Por este motivo, os alunos vivenciaram o que ocorre na iniciativa privada, como a cobrança, o grau de exigência, a expectativa do resultado com qualidade.

O software da Ongold é o Gerency BackOffice, uma aplicação ERP desenvolvida com o objetivo de gerir os recursos de suprimentos, financeiros, vendas e fiscais de seus clientes, usando novas tecnologias.

Diante do resultado positivo, a Ongold, empresa que tem 20 anos de mercado, premiou cada equipe com um certificado. Cada aluno recebeu ainda um brinde. Em depoimentos ao professor, os participantes destacaram que a experiência ensinou a trabalhar em equipe, desenvolvendo as suas habilidades profissionais para o planejamento, execução e entrega de tarefas.