1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Artigo sobre as características do espectro multifractal do mercado de ações é publicado por professor da UPE - Universidade de Pernambuco

Artigo sobre as características do espectro multifractal do mercado de ações é publicado por professor da UPE

O professor do curso de Física de Materiais da Universidade de Pernambuco (UPE), André Vilela, publicou artigo que investiga a estrutura fractal do mercado de ações da China, calculando o espectro de singularidade multifractal e comparando o comportamento de escala da fase de bolha para oito volatilidades anormais, comparando-o com a flutuação normal ao longo do tempo. 

A pesquisa mostra evidências robustas de que o Índice Composto da Bolsa de Xangai possui características multifractais nos períodos de bolha e de flutuação normal. O trabalho mostra que a maior multifractalidade está associada à bolhas financeiras e a um comportamento de mercado mais instável. 

Diversas políticas administrativas de intervenção causam excesso de oferta, o que aumenta a instabilidade do mercado de ações, que é exposta em sua multifractalidade. O conjunto de parâmetros multifractais pode ser usado como um quantificador para caracterizar o status do mercado de ações, qualificando seu comportamento em um dado intervalo de tempo.

O trabalho, contou com a colaboração dos pesquisadores Yong Li e H. Eugene Stanley, respectivamente da Business School at China University of Political Science and Law, em Beijing, na China e do Center for Polymer Studies and Department of Physics, Boston University, Boston, USA.

O artigo pode ser acessado no link: The institutional characteristics of multifractal spectrum of China’s stock market