1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Campanha "Janeiro Verde" alerta para vacinação contra HPV e prevenção contra câncer de colo de útero - Universidade de Pernambuco

Campanha "Janeiro Verde" alerta para vacinação contra HPV e prevenção contra câncer de colo de útero

Por ano, mais de 16 mil mulheres morrem no Brasil por complicações decorrentes de tumores no colo do útero. Este tipo de câncer é provocado por infecções de alguns tipos do papiloma vírus humano, o HPV. A pandemia do novo coronavírus acabou atrapalhando o trabalho de prevenção e reduzido a busca pela vacina, disponível na rede pública de saúde, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), que integra o complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), participa da campanha “Janeiro Verde”, que alerta para a necessidade de diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer do colo de útero.

Médica oncologista do HUOC/UPE, Cristiane Tavares afirma que o câncer de colo de útero é a quarta causa de mortes por tumores malignos no Brasil e os números tendem a aumentar por causa da pandemia de Covid-19, que reduziu a prevenção e a imunização contra a doença. “Vacina e exames de citologia e colposcopia são as armas para erradicar o câncer de colo de útero”, enfatiza.

Assim como ocorre com as vacinas contra Covid-19, a que combate o HPV enfrenta uma contínua campanha de desinformação, apesar de ser extremamente segura e eficaz. “É uma vacina cara, que custa em torno de R$ 600 na rede privada, mas é disponibilizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Garante que meninos e meninas desenvolvam anticorpos, não antecipa em nada a vida sexual desses jovens”, explica.  

Dependendo do estágio, o câncer de colo de útero pode ser tratado com cirurgia e medicamentos. Em casos mais avançados há necessidade de quimioterapia, radioterapia e histerectomia (remoção do útero).

Fatores de risco são uma vida sexual precoce, o número de parceiros, o não uso do preservativo e o tabagismo. Contato de pele a pele antes mesmo da relação sexual pode configurar contaminação de HPV. Além do colo de útero, o câncer por infecção do papiloma vírus humano pode se desenvolver na área da vulva, canal anal, pênis dos homens e na região da faringe de homens e mulheres.

O HUOC/UPE tem estrutura para exames de prevenção e também para vacinação.