1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Capes divulga resultado de edital que é oportunidade para pós-graduações da UPE - Universidade de Pernambuco

Capes divulga resultado de edital que é oportunidade para pós-graduações da UPE

Em setembro, pró-reitores das áreas de pesquisa e pós-graduação das principais universidades de Pernambuco discutiram projetos na Facepe. Foto: Facepe/Reprodução

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado final do edital que define apoio aos programas de pós-graduação emergentes e em consolidação em áreas prioritárias nos estados. Em Pernambuco, as áreas escolhidas foram quatro: desenvolvimento do bioma caatinga; fortalecimento da segurança, infraestrutura e meio ambiente; fortalecimento do polo industrial e aprimoramento dos sistemas de saúde e educação. Elas foram definidas previamente pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) em conjunto com os pró-reitores de pesquisa e graduação das principais universidades locais.

A previsão de investimentos é de R$ 6 milhões, sendo um terço destes recursos vindo da própria Facepe. Além do custeio para o desenvolvimento da pesquisa, haverá recursos para o pagamento de bolsas. Em Pernambuco serão 90 bolsas distribuídas em mestrado, doutorado e pós-doutorado. As instituições poderão participar como parceiras de um mesmo projeto.

O documento, publicado no Diário Oficial da União na sexta-feira (18), prevê que a escolha das pesquisas se dê por meio de oficinas organizadas pelas agências de fomento (FAPs), envolvendo os atores estaduais do governo, das IES, da iniciativa privada ou do terceiro setor. Um dos principais objetivos do programa é a formação de recursos humanos e pesquisas para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação dentro das áreas prioritárias para o estado.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UPE, professor Sergio Campello, a aprovação desse edital reforça a oferta de bolsas e fomento a pesquisas em conjunto entre diferentes programas das diferentes universidades, incentivando a colaboração para a solução dos problemas considerados prioritários pelo estado e pelas universidades. "Esse edital vem amenizar a perda de bolsas sofrida no início de 2020 pelas universidades e marca uma nova tendência no fomento à pós-graduação nacional".