1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Casa de Chagas do Procape/UPE recebe visita do Secretário de Saúde - Universidade de Pernambuco

Casa de Chagas do Procape/UPE recebe visita do Secretário de Saúde

A Casa do Portador de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca do Pronto Socorro Cardiológico Universitário da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE) promoveu, ontem (18/12), a confraternização de final de ano para os seus paciente. O encontro contou com a presença o Secretário Estadual de Saúde (SES), André Longo.

O médico do Procape/UPE e idealizador da Casa, Dr. Wilson de Oliveira Júnior, agradeceu a presença do secretário e a parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). "Hoje a gente tem a grande satisfação de receber a presença do secretário André Longo. Gostaria de explicitar que agora nós temos uma parceria extremamente próxima e a maior prova disso foi o enfrentamento do surto agudo de Doença de Chagas em junho deste ano. Nós não conseguiríamos ter enfrentado esse evento se não tivéssemos todo o apoio e envolvimento da Secretaria Estadual de Saúde", destacou. 

O secretário André Longo também ressaltou a resposta do Estado ao surto agudo de Doença de Chagas ocorrido em junho, que contou com a atuação decisiva da Casa do Portador de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca. "Para mim, como cardiologista, este momento é muito simbólico. Mais do que tratar da Doença de Chagas, a gente sabe que (a Casa) tem um cuidado muito especial e humanizado com os pacientes. Além disso, o simbolismo também é por termos vivenciado, neste ano, um surto agudo da Doença de Chagas, talvez um dos maiores do país, e hoje, graças ao trabalho que começou a ser desenvolvido em 2011 com o Programa Sanar, estamos muito mais preparados para lidar com esta doença. Temos de continuar perseguindo índices e dados epidemiológicos cada vez melhores. "Se hoje temos mais informações e luz sobre essa doença negligenciada, isto é fruto do trabalho feito aqui por pessoas abnegadas, como Dr. Wilson e todos que atuam na Casa de Chagas. Temos que agradecer o trabalho e o esforço de todos que atuam neste serviço", afirmou.

IBIMIRIM - No início de junho, o Estado registrou um surto de chagas aguda no município de Ibimirim, no Sertão pernambucano. Desde a comunicação dos primeiros casos suspeitos logo foi feita a busca ativa dos participantes do evento no qual ocorreu a transmissão. A área técnica da SES, em parceria com os profissionais da Casa do Portador de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca, também organizou o atendimento clínico dessa população e a coleta de material para as análises laboratoriais, além de acolher, dar assistência à população envolvida no surto e reforçar as atividades de controle vetorial e indicadores da enfermidade.

Concomitante às ações de campo e de assistência aos pacientes, a SES, por meio do Programa Enfrentamento às Doenças Negligenciadas, se adiantou e convocou profissionais dos municípios para curso de capacitação com a área técnica do Ministério da Saúde (MS) no Recife. O treinamento reuniu profissionais de vigilância em saúde de várias regiões de Pernambuco, além da área técnica do nível central do órgão, para discutir os principais aspectos epidemiológicos da enfermidade, causada pelo protozoário Tripanossoma cruzi, cujo vetor é o triatomíneo (barbeiro). O debate fez parte do 1º Curso Básico de Vigilância de Doenças Relacionadas à Pobreza.

SANAR - O Programa Sanar atua, desde 2011, no enfrentamento a doenças negligenciadas, entre elas a de Chagas. Atualmente, 22 municípios são considerados prioritários para o Sanar em relação à Doença de Chagas. Nessas cidades, a SES-PE acompanha de perto as ações de vigilância realizadas pelas gestões municipais, montando força-tarefa quando necessário e garantindo insumos estratégicos para controle do vetor.

CASA DE CHAGAS - Nascida no Huoc/UPE e transferida para um anexo ao Procape/UPE em 2010, quando passou a ser conhecida como Casa de Chagas, o serviço proporciona a atenção integral ao paciente portador da Doença de Chagas, não apenas com ações de tratamento mas também com o enfoque biopsicossocial. A Casa de Chagas é referência no Brasil e atende, diariamente, cerca de 60 pacientes.

Com informações da SES.