1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Cerimônia em homenagem a Tota Figueira - Universidade de Pernambuco
×

Observação

Simple Image Gallery Notice: Joomla's /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Cerimônia em homenagem a Tota Figueira

 

Muita emoção na manhã desta sexta-feira (25/09) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE). O ex-diretor da unidade de ensino, o professor Antônio Simão dos Santos Figueira Filho, falecido no dia 20 de julho deste ano, foi homenageado numa solenidade que reuniu professores, gestores, estudantes, médicos, familiares e amigos de Tota, como era chamado.

 

Os discursos, sempre emocionados mostravam o quanto ele era querido. “Nunca esquecerei da emoção de Tota em dois momentos: quando ganhamos a eleição e quando ele assinou os diplomas da primeira turma que se formou sob sua gestão, em dezembro de 2014. Ele era o primeiro diretor formado por essa casa”, destacou a atual diretora da unidade, a professora Dione Maciel. O professor João Esberard também se emocionou bastante quando falou de Tota, seu amigo de muitos anos. Ele ressaltou o destaque que o mastologista tinha na medicina mundial.

Durante a cerimônia, que lembrou ainda a data de aniversário do ex-diretor, a vice-reitora da UPE, Socorro Cavalcanti, a diretora da unidade, e o filho de Tota, Gulherme Figueira, que também é médico, apresentaram aos presentes o quadro com a foto pintada do homenageado. O quadro ficará na sala da galeria de ex-diretores, fixado numa parede entre as fotos do pai (Antônio Simão dos Santos Figueira), que dirigiu a FCM de 1970 a 1974, e do tio (Fernando Jorge Simão dos Santos Figueira), também diretor da unidade de 1978 a 1982.

Em seguida, o professor John Benson, da Universidade de Cambridge, que veio ao Recife especialmente para a reunião e também era amigo do homenageado, fez uma palestra para os estudantes sobre câncer de mama. John Benson é especialista no assunto e autor de cinco livros com reconhecimento internacional na área.

CARREIRA – Tota Figueira era conhecido como um dos maiores especialistas brasileiros em mastologia e especializado na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Foi professor do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da UPE.

Foi também presidente da Sociedade Internacional de Mastologia e em Pernambuco criou a Associação Pernambucana dos Amigos do Peito. Era integrante da Academia Pernambucana de Medicina e consultor científico do Imip, instituição que foi fundada pelo seu tio, Fernando Figueira. Em 2014, foi eleito diretor da FCM/UPE para um mandato de quatro anos.

{gallery}homenagem-tota-figueira{/gallery}