Cisam discute sobre os Desafios para o Enfrentamento da Violência Contra à Mulher

No Dia internacional de Combate à Violência Contra a Mulher (25), o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros da Universidade de Pernambuco (UPE) promove, até ás 16, mais uma edição do Seminário Pró-Marias: Desafios para o Enfrentamento da Violência Contra à Mulher. O encontro acontece no auditório Albérico Câmara na sede da unidade hospitalar.

O objetivo do encontro é a celebração dos 20 anos de existência do serviço de Atenção Integral a Mulheres e Adolescente em Situação de Violência Sexual e Doméstica que é desenvolvido no Cisam, o Pró-Marias.O seminário é direcionado para os profissionais de saúde, estudantes, residentes e a sociedade civil. A programação contará com uma mesa redonda, apresentação de trabalhos científicos e certificação dos trabalhos apresentados em pôster.

Além da entrega do Prêmio Sony Maria dos Santos de Honra ao Mérito. O abuso emocional (gaslighting) e como identificar essa manipulação psicológica nos relacionamentos foi o tema abordado para pacientes e acompanhantes durante o período da manhã.

O Cisam é referencia no estado na assistência à mulher e adolescente em situação de violência sexual e doméstica incluindo o aborto legal. O Pró-Marias, de janeiro a julho de 2021, acolheu cerca de 42 mulheres.