1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Curso inédito de mestrado do Campus Garanhuns da UPE tem aula inaugural virtual - Universidade de Pernambuco

Curso inédito de mestrado do Campus Garanhuns da UPE tem aula inaugural virtual

A primeira turma do mestrado acadêmico em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental do Multicampi Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE) teve a sua aula inaugural de forma remota na terça-feira (23) com a presença do reitor Pedro Falcão e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) Lucas Ramos.

O curso vai abordar, de modo interdisciplinar e inédito, doenças nos diferentes ciclos da vida nas regiões do Agreste e do Sertão de Pernambuco, incluindo comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhos) e produtores rurais, com ênfase na obtenção de produtos bioativos a partir da biodiversidade local.

Com 17 inscritos, o mestrado tem duração de dois anos e integra o Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental do Multicampi Garanhuns. A coordenadora é a professora Luiza Rayanna Amorim de Lima, tendo como vice-coordenador o professor Vladimir da Mota Silveira Filho.

O programa é composto por 16 docentes, em sua maioria da UPE, com experiência em áreas diversas. O objetivo é formar recursos humanos para atuar nos múltiplos campos do saber, com ética e qualidade acadêmica.

Os alunos serão incentivados a desenvolver recursos terapêuticos e diagnósticos e de tecnologia própria para o controle de doenças, prevenção de agravos e reabilitação. A turma se dedicará ainda a estudar a política nacional de direitos humanos e de direito à saúde e à qualidade ambiental.

Na solenidade inaugural, o coordenador geral da pós-graduação da UPE, professor Byron Leite Dantas Bezerra, fez uma palestra com o tema “O comportamento de docentes e discentes em programas stricto sensu diante do modelo de avaliação multidimensional da Capes”.

O evento contou com a presença do pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da UPE Sérgio Campello; do presidente da Facepe, Fernando Jucá; da diretora do Multicampi Garanhuns, Rosângela Falcão e do secretário adjunto de Saúde de Garanhuns, Paulo Mendonça.

Além deste novo mestrado, o Campus Garanhuns iniciou neste ano uma residência multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Agroecologia, com oito vagas.