1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
DIA DO ESTUDANTE - Universidade de Pernambuco

DIA DO ESTUDANTE

Em 1906, o escritor austríaco Alfred Musil (1880-1942) lançava o grandioso romance O Joven Törless, em alemão Die Verwirrugen dês Zöglings Törleß. O romance narra a história de um jovem em busca de valores morais e dos seus significados na sociedade em que vive, o decadente império Austro-Húngaro.

 

O dia 11 de agosto foi instituído como a data comemorativa dos estudantes no Brasil (instituído em 1927). Não apenas para celebrar a importância da educação, mas para lembrar que todos os esforços coletivos de uma sociedade estão voltados para poder garantir melhores condições para os jovens e, consequentemente, poder sonhar com um país mais justo, menos assimétrico.

No Brasil, essa data foi simbolicamente instituída para poder celebrar a criação dos dois primeiros cursos de nível superior, em 1827 pelo Imperador D. Pedro I, ligados a área de Ciências Jurídicas em Pernambuco e São Paulo. Outro dado fundamental é que em 11 de agosto de 1937 foi criada a União Nacional de Estudantes (UNE), a maior entidade representativa dos estudantes no Brasil.

Assim, mais do que uma simples data, estamos tratando de um momento onde lutas, conquistas e avanços significativos foram conseguidos em prol da educação brasileira e de seu maior bem: os estudantes.

Por tudo isso, a Universidade de Pernambuco (UPE), através do seu Reitor, Prof. Pedro Falcão, e da Vice-Reitora, Profa. Socorro Cavalcanti, representantes da comunidade acadêmica, saúdam e parabenizam os estudantes pela importante celebração das conquistas históricas desse fundamental corpo orgânico da nossa sociedade civil.

Não há dúvidas, que em nosso tempo todo estudante se assemelha ao joven Törlles por estar sempre em busca de ressignificar valores para melhor compreender o seu próprio tempo e com isso construir um melhor horizonte de expectativas.