1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Faubai Nordeste realizou Encontro Regional em Petrolina - Universidade de Pernambuco
×

Observação

Simple Image Gallery Notice: Joomla's /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Faubai Nordeste realizou Encontro Regional em Petrolina

De 6 a 8 deste mês, o assessor de Relações Internacionais da UPE, José Guido Corrêa de Araújo, coordenou a XIX Reunião da Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Internacional, que congregou o I Workshop de Internacionalização da Univasf, o I Encontro de Internacionalização do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina e o I Encontro de Egressos de Mobilidade Internacional do Vale do São Francisco. O evento foi sediado pela Univasf, em Petrolina, e a conferência de abertura foi ministrada pelo professor Victor Alevato, vice-presidente da Faubai.

Com o tema central Interiorização da Internacionalização nas Instituições de Ensino Superior - IES do Nordeste, a XIX Reunião da FAUBAI contou com a participação de reitores e representantes de Relações Internacionais de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Nordeste, que discutiram as formas de aprimoramento do processo de internacionalização das IES da região. Os eventos em paralelo foram dirigidos a docentes, pesquisadores, estudantes e ao público em geral interessado na temática da internacionalização nas universidades.

Organizado pelo assessor de Relações Internacionais da Univasf, professor Isnaldo Coelho, o encontro reuniu 74 inscritos.

EXPERIÊNCIAS – Durante reunião, as universidades do Nordeste apresentaram suas experiências com o processo de internacionalização. Duas mesas-redondas foram moderadas por professores da UPE: a vice-reitora, Socorro Cavalcanti, e o assessor de RI, José Guido Corrêa de Araújo.

Na UPE, foram apresentadas as experiências da Escola Politécnica, unidade com o maior número de estudantes em intercâmbio internacional, e do campus de Petrolina, representada pelo coordenador de Pesquisa e Pós-graduação, professor Paulo Schwingel, e pelo diretor, Moisés Almeida.

Outro destaque foi a apresentação da aluna do curso de nutrição da UPE, Moara Mirella Mendonça, na mesa Nordeste Mundo Afora, que explanou sobre sua vivência em universidade americana, através do Programa Ciência sem Fronteiras. A mesa foi moderada pelo professor da Univasf Francisco Alves Pinheiro.

Ainda na programação, “As perspectivas de expansão dos programas federais de intercâmbio”, com exposições da coordenadora de políticas de linguísticas e internacionalização da SESu/MEC, Denise de Abreu e Lima; da chefe da divisão de temas educacionais do Ministério das Relações Exteriores, conselheira Almerinda Carvalho; e da coordenadora do Programa do IsF, da Univasf, Jennifer Louise Miner.

O financiamento de bolsas para intercâmbio de estudantes pelo Santander Universidades foi apresentado pelo gestor de convênios e projetos especiais da instituição, Cláudio Tavares.

Para o assessor de RI da UPE, “o encontro foi útil para alertar para a importância da internacionalização das universidades do Nordeste, em especial dos seus campi no interior.” O próximo encontro da Faubai Nordeste será em setembro de 2016, em Salvador, sediado pela Uneb e pela UFBA.

Participaram os reitores do Consórcio Pernambuco Universitas, o padre Pedro Rubens (Unicap), Anísio Brasileiro (UFPE), Maria José Sena (UFRPE) e Julianeli Tolentino (Univasf), além da vice-reitora da UPE, Socorro Cavancanti.

{gallery}fabulai-petrolina{/gallery}