1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Governador enaltece atuação da Facepe e anuncia concurso - Universidade de Pernambuco

Governador enaltece atuação da Facepe e anuncia concurso

 

Como parte das comemorações pelos 25 anos de existência da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), o governador Paulo Câmara anunciou, nesta segunda-feira (28), a realização do primeiro concurso público da instituição.

 

O chefe do Executivo estadual adiantou a novidade durante a abertura do seminário "Novas Perspectivas para a Pesquisa e Inovação no Estado de Pernambuco", que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco (Fcap/UPE), com a presença do reitor da instituição, Prof. Pedro Falcão.

O edital para o certame será publicado hoje (29/09), no Diário Oficial do Estado. No total, serão oferecidas 35 vagas, sendo 15 para o cargo de Analista em Gestão de Ciência e Tecnologia (AGCT) e outras 20 para o de Assistente em Gestão de Ciência e Tecnologia (ASCT). As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 5 de outubro. “Era preciso iniciar esse processo para que a Facepe tenha uma institucionalização que pense o futuro, guarde a memória e faça com que o passado seja também um exemplo”, defendeu Paulo Câmara.  

Diante de profissionais que atuam na Fundação e outros ligados à área, o governador destacou o “exemplo” e a “contribuição” da entidade para a propagação do conhecimento. “A Facepe é um exemplo com seus 25 anos de que é possível trabalhar tão bem para o futuro do nosso Estado”, enalteceu Paulo Câmara, lembrando o incremento realizado pelo Governo de Pernambuco no orçamento da instituição, que passou de R$ 6 milhões para mais de R$ 45 milhões.

A Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucia Melo, relembrou a histórica contribuição da instituição para o fomento da área. “Foi da Facepe que saíram as primeiras cadeiras e computadores para o CESAR e o Porto Digital, que hoje são referências mundiais. Foi da Facepe que saíram os primeiros auxílios para os pesquisadores iniciarem o desenvolvimento de tecnologia eólica, que nos dá a satisfação de ver Pernambuco hoje com competência estabelecida, não só na academia, mas com empresas pernambucanas trabalhando no estado da arte da tecnologia”, pontuou.

 

SEMINÁRIO - O seminário segue até hoje (29/09), no auditório Fcap/UPE, discutindo o cenário científico do Nordeste e as estratégias de inovação implantadas na região. Estão previstos ainda para este ano a entrega dos prêmios "Ricardo Ferreira ao Mérito Científico" e "Sebastião Simões de Mérito à Inovação Tecnológica”, durante a Semana Pernambucana de Ciência e Tecnologia, que acontece em outubro; além da publicação do livro “História Ilustrada da Facepe”, e da realização de entrevistas com pessoas que foram dirigentes ou ocuparam postos importantes na gestão da Fundação, para formar um acervo documental de depoimentos orais sobre a memória da instituição.

Com informações da Secretaria de Imprensa.