1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Governador Paulo Câmara assina Termo de Outorga para edital do Zika Vírus - Universidade de Pernambuco

Governador Paulo Câmara assina Termo de Outorga para edital do Zika Vírus

Na manhã da última quinta-feira (12/05), o governador Paulo Câmara assinou o Termo de Outorga dos 21 projetos aprovados para o edital “Estudos e Pesquisas para Políticas Públicas Estaduais – Apoio Emergencial para o Estudo do Vírus Zika”. A medida é um desdobramento do Plano Estadual de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti, que foi apresentado, de forma pioneira no Brasil, em novembro de 2015. 

 

O evento aconteceu no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença do presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe), Abraham Sicsu, da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Lúcia Melo, do Secretário de Educação (Seduc), Frederico Amancio, do Secretário de Saúde (SES), José Iran, dos deputados estaduais Tony Gel e João Eudes, dos reitores da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, além dos pesquisadores contemplados.

Na solenidade, o governador defendeu o investimento em pesquisa e inovação como fundamental para o desenvolvimento de um Estado e do País. "Temos que pesquisar, inovar e buscar as boas aplicações desse trabalho. Só assim nós vamos atingir o patamar dos países desenvolvidos. Tenho certeza que os 21 projetos selecionados para receber esse aporte financeiro vão dar respostas positivas e nos deixar mais preparados para lidar com a questão, que é tão importante para todos nós", ressaltou.

O edital “Estudos e Pesquisas para Políticas Públicas Estaduais – Apoio Emergencial para o Estudo do Vírus Zika” está vinculado à Facepe, Secti e SES com um valor destinado de R$ 3 milhões como aporte inicial para projetos de pesquisa que auxiliem grupos de pesquisas relacionadas ao ZIKAV em Pernambuco. O intuito é que evidenciem melhor as causas de contaminação e transmissão, bem como proponham medidas que visem o monitoramento, prevenção e minimização dos efeitos dada a necessidade no estado.

EDUCAÇÃO - Além de investir na realização de pesquisas e no fortalecimento do atendimento na Rede Pública de Saúde, o Governo também incentivou a produção de campanhas nas unidades escolares do Estado presentes nos 184 municípios e o Distrito de Fernando de Noronha. Após assinar a outorga dos termos de estudo e pesquisa, Paulo entregou a premiação do "Concurso Cultural Nossa Escola Contra o Aedes", que foi iniciado em fevereiro pela Secretaria de Educação. Nove unidades foram contempladas e os vencedores receberam tablets e kits literários.

Com informações da Secretaria Estadual de Imprensa e da Facepe.