1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Nota oficial do Consórcio Universitas sobre a necessidade de preservação do trabalho desenvolvido pela CAPES - Universidade de Pernambuco

Nota oficial do Consórcio Universitas sobre a necessidade de preservação do trabalho desenvolvido pela CAPES

As instituições de ensino superior pernambucanas que formam o Consórcio Universitas se unem a outras entidades acadêmicas e científicas do País para expressar sua profunda preocupação com a preservação da qualidade do trabalho desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem tido papel fundamental na formação de recursos humanos de alto nível e na consolidação da pós-graduação no Brasil.

A complexidade do momento atual exige respostas urgentes da ciência brasileira e, mais do que nunca, o papel da CAPES de indutor do desenvolvimento científico e tecnológico se faz de extrema relevância. Não podemos concordar, portanto, com a interrupção e descontinuidade frequentes nas ações da instituição, ameaçando provocar retrocessos e comprometer seu futuro.

Defendemos que cargos como o de presidente da CAPES sejam ocupados por pessoas não apenas com qualificação técnica, mas também com profundo conhecimento sobre a pós-graduação e o sistema educacional brasileiro. É imprescindível também que seja capaz de dialogar com toda a comunidade científica e liderar a construção de uma política nacional de pesquisa e pós-graduação.

A CAPES é, sem dúvidas, hoje a grande responsável pela qualidade da pósgraduação brasileira. O seu bem-sucedido sistema de avaliação dos programas de pósgraduação contribuiu enormemente para o avanço da pesquisa e da inovação tecnológica no País. Ao longo dos seus quase 70 anos de fundação, tem trabalhado incansavelmente para elevar o nível da pesquisa no Brasil bem como no apoio à formação e capacitação de docentes, estudantes de graduação e pós-graduação por meio do fomento de bolsas e auxílios de pesquisa dirigidos aos programas de pós-graduação no País.

O Brasil é hoje uma referência internacional na formação qualificada de mestres e doutores graças ao trabalho devotado de grandes cientistas brasileiros que estiveram à frente da CAPES ao longo de sua trajetória. Precisamos, portanto, preservar essa instituição, que é um orgulho para todos os pesquisadores brasileiros.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP) -  Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J. - Reitor

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Prof. Dr. Alfredo Macedo Gomes - Reitor

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Prof. Dr. Marcelo Brito Carneiro Leão - Reitor

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - Prof. Dr. Paulo César Fagundes Neves - Reitor

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE PERNAMBUCO (UFAPE) - Prof. Dr. Airon Aparecido Silva de Melo - Reitor

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Prof. Dr. Pedro Henrique de Barros Falcão - Reitor

 

NOTA OFICIAL EM PDF