1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Outubro Rosa com várias atividades na UPE - Universidade de Pernambuco

Outubro Rosa com várias atividades na UPE

O mês de outubro será marcado com várias comemorações na Universidade de Pernambuco (UPE). Uma série de eventos estão programados para lembrar o Dia Mundial do Idoso, Dia Estadual e Municipal da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, Outubro Rosa, Dia de Mobilização para a Prevenção da Sífilis, Dia do Dentista e o Dia do Servidor Público. As ações são organizadas pela equipe do Centro integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam).

 

As atividades são gratuitas e direcionadas a pacientes e familiares, estudantes, servidores, adultos e idosos. Os serviços incluem aconselhamento nutricional, imunização, apresentação cultural para as crianças, ações educativas e de prevenção, palestras, seminário, exames para as mulheres, vacinas, testes rápidos para HIV, sífilis e gravidez, entre outras ações. Quem tiver alguma dúvida com relação aos serviços oferecidos nessa ação deve ligar para os telefones: (81) 3182-7717 / 3182-7758.      

 

Confira logo abaixo a data dos serviços neste mês de outubro no CISAM.

- Dia 01 - Verificação da PA, dosagem de HGT, aconselhamento nutricional e imunização para os Idosos;

- Dias 14, 15 e 16 - o III Treinamento para Formação de Doulas Comunitária Voluntária no SUS;

- Dia 14 - será comemorado o Dia das Crianças, pela manhã, com a presença da Palhaça Helen, apresentação da Escola de Frevo, quebra panela, pipoca e algodão doce, distribuição de brinquedos e finalmente a inauguração do CISAM PARQUE;

- Dia 19 - Seminário Prevenção: sua atitude faz a diferença, no auditório Albérico Câmara, às 10h, com os palestrantes: Dra. Luiza Menezes – Prevenção e Manejo da Sífilis; Dra. Leticia Katz - Prevenção do Câncer de Colo do útero o que precisamos lembrar;

- Dia 26 - ações educativas voltadas para a saúde bucal com o escovódromo;

- Dias 23, 26, 27 e 29 - palestras educativas, distribuição de preservativos masculinos e femininos, brindes e lanche, no Ambulatório Multiclínicas;

- Dias 26, 27 e 29 - palestras educativas, distribuição de preservativos masculinos e femininos, brindes e lanche no ambulatório da mulher;

- Dia 23/10 - mutirão no ambulatório da mulher nos turnos da manhã e tarde para realizar o exame preventivo Papanicolau Musical (Andrea Mayer). É necessário chegar cedo e pegar e pegar uma ficha que será distribuída às 8h e às 15h.

- Dia 23 - das 8h às 16h - caminhão Amigas do Peito para realizar 80 mamografias para mulheres acima de 50 anos. É necessário chegar cedo e pegar uma ficha para ser atendido.

- durante todo o mês haverá sistema vacinal para os servidores, gestantes com a dtpa, HPV para meninas entre 9 e 13 anos e mulheres soropositivas de 14 a 26 anos, Hepatite B e a Vitamina A nas puérperas na sala de parto;

- Dia 23 de outubro pela manhã, teste rápido para HIV, sífilis e gravidez;

- Garantir a consulta com o mastologista nos dias 26, 27 e 29/10, só para as mulheres com o retorno da mamografia que foi realizada no dia 31 de agosto; com médicos do ambulatório da mulher.

 

Entenda:

OUTUBRO ROSA – É um movimento popular internacional. A campanha de conscientização é realizada, simultaneamente, por diversas entidades no mês de outubro e dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, principalmente, do câncer de mama, o mais incidente do mundo.

Criado em 1997, nas cidades de Yaba e Lodi, na Califórnia (EUA), o movimento se caracteriza por colorir de rosa ambientes de acesso público, no intuito de chamar a atenção para a alta ocorrência do câncer de mama, o mais incidente do mundo. No Brasil, é a segunda causa de mortes entre as mulheres.

O laço cor-de-rosa é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção da doença. O rosa simboliza um alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nessa faixa etária.

CÂNCER DE MAMA - É o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 80 e foram impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, em 1998. O controle do câncer de mama foi reafirmado como prioridade no plano de fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, lançado pela presidente da República, em 2011.

Os desafios no controle do câncer de mama dependem não apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Além disso, de acordo com os especialistas do INCA, há necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.