1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Pesquisada da Fiocruz Pernambuco é eleita uma das dez personalidades da ciência em 2016 - Universidade de Pernambuco

Pesquisada da Fiocruz Pernambuco é eleita uma das dez personalidades da ciência em 2016

A pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Celina Turchi Martelli foi eleita uma das dez personalidades da ciência em todo o mundo em 2016 pela revista britânica Nature. A pesquisadora coordena o Grupo de Pesquisa da Epidemia da Microcefalia (MERG) formado por profissionais de diversas instituições que estão em busca de respostas para os casos de microcefalia registrados no Brasil e a sua relação com o zika vírus.

A revista - uma das mais conceituadas na área de ciências - diz que Turchi integrou uma rede de epidemiologistas, pediatras, neurologistas e biólogos que levou a resultados "formidáveis". Quando Turchi e seus colegas começaram suas pesquisas, o conhecimento sobre o zika era extremamente limitado; para a revista, a médica ajudou a produzir uma quantidade suficiente de evidências para demonstrar o vínculo entre o vírus e malformações fetais.

MERG - Grupo de Pesquisa da Epidemia da Microcefalia que congrega vários institutos de pesquisa com profissionais da Universidade de Pernambuco (UPE), Aggeu Magalhães, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), IMIP e AACD.

Zika Plan - A Universidade de Pernambuco (UPE) recebeu, em outubro, 25 líderes de pesquisas e instituições de saúde pública da América Latina, América do Norte, África, Ásia e Europa para o lançamento do ZikaPlan - Rede de Enfrentamento ao Zika da América Latina (Preparedness Latin American Network).

A iniciativa global foi criada a partir da chamada do fundo de investimento em pesquisas Horizon 2020 da Direção Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia. O ZikaPlan responde aos desafios postos pelo surto de Zika para as pesquisas e a saúde pública.

ZikaPlan é coordenado por uma direção executiva composta pela Professora Annelies Wilder-Smith, diretora, representante da Universidade de Umeå; Professor Eduardo Massad, diretor substituto, representante da Universidade de São Paulo e mais 15 lideranças de grupos de trabalho de instituições parceiras. Conselhos consultivos independentes éticos, científicos e industriais dão apoio a essa direção executiva. O professor e pesquisador da UPE, Ricardo Ximenes é o responsável pelo Zika Plan no Recife.

O consórcio constrói expertise e promove parcerias em diferentes áreas de pesquisas relacionadas ao Zika e outras doenças infecciosas emergentes. Os seus membros são oriundos de cinco continentes, sendo 13 da Europa, oito da América Latina, dois dos Estados Unidos da América, um da África e um da Ásia.

Mais informações sobre o grupo MERG e seus trabalhos, acesse aqui. 

As 10 (dez) personalidades selecionadas pela Revista Nature podem ser conhecidas no link: http://www.nature.com/news/nature-s-10-1.21157.