1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
PGE-PE abre seleção de estágio em Direito para alunos egressos da rede estadual - Universidade de Pernambuco

PGE-PE abre seleção de estágio em Direito para alunos egressos da rede estadual

Estudantes do curso de Direito oriundos da rede pública estadual de Pernambuco estão tendo a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos através do Programa Alternativo de Estágio da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE). A iniciativa, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, já beneficia 13 alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE) no Recife e agora abre novo edital de seleção, expandindo seu alcance para Garanhuns e Petrolina.

 

As inscrições estão abertas de 1º a 23 de setembro no site da PGE-PE (www.pge.pe.gov.br/?Estagios). Podem concorrer estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública estadual e hoje são alunos do curso de Direito, do 3º ao 6º período, nas seguintes instituições: UFPE, UPE, Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) e Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

São oferecidas sete vagas: quatro na sede da PGE-PE no Recife, uma na Sub-Regional de Garanhuns, uma em Regional de Petrolina e outra na Sub-Regional de Arcoverde. Candidatos classificados também formarão cadastro de reserva. A seleção tem validade de um ano, podendo ser prorrogada por igual período.

A prova, com 50 questões de múltipla escolha, será realizada no dia 7 de outubro. No conteúdo programático, Direito Constitucional, Direito Processual Civil e Direito Civil. O estágio tem carga horária de 20 horas semanais e os estudantes recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$ 840. 

Acesse o editalInscreva-se.

QUALIFICAÇÃO - O Programa Alternativo de Estágio da PGE-PE foi criado em 2014 a partir de sugestão do então corregedor-geral César Caúla, atual procurador-geral do Estado, com objetivo de incrementar os resultados concretos advindos dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na formação dos alunos da rede pública, reforçando seu aprendizado para além do período do ensino médio, por meio da atuação junto a um corpo profissional altamente qualificado, como é o dos procuradores do estado.

O estágio é coordenado pelo Centro de Estudos Jurídicos (CEJ) da PGE-PE, em paralelo ao programa de estágio regular, ampliando as chances de o aluno ingressar num estágio curricular e melhorar a sua formação. A proposta, segundo o procurador-coordenador do CEJ, Paulo Rosenblatt, é possibilitar o contato mais cedo do aluno com a prática jurídica.

Ao ingressar no programa da PGE-PE, os estudantes são distribuídos por setor e passam a atuar com supervisão, orientação e avaliação dos procuradores chefes da unidade a qual estará vinculado. Trimestralmente os estagiários são avaliados e, de acordo com a necessidade, podem ser remanejados para outras unidades a fim de adquirir experiência em diversas áreas da Procuradoria. Além da prática jurídica, os estagiários também podem participar de treinamentos e cursos oferecidos pelo CEJ.

"Estou no programa de estágio da PGE há um ano e sete meses. Sou graduanda na Universidade de Pernambuco. Para mim, tem sido uma experiência muito rica ir além da esfera teórica, aplicando na prática o que aprendemos na faculdade. Também é de extrema relevância ter o contato com processos de verdade e com profissionais extremamente capacitados", declarou Vanessa Cavalcanti, atualmente lotada na Procuradoria do Contencioso Cível. "Para os que desejam entrar no programa, diria que aproveitem bem, pois é uma oportunidade única. O conhecimento que adquirimos aqui será necessário para toda e qualquer experiência na área jurídica", acrescentou Vanessa.

A estudante de Direito da UPE Eriane Sousa iniciou seu estágio na PGE em janeiro de 2015, no 3° período do curso. "Desde que ingressei no programa de estágio da Procuradoria, estou no Contencioso Cível. Entrei no Núcleo de Embargos à Execução, depois passei para o Núcleo de Juizados, e agora estou no Núcleo de Saúde”, disse.

“O que mais me interessou foi o fato de o estágio na PGE proporcionar contato direto com a elaboração das peças e possibilitar a aprendizagem prática de forma bastante satisfatória. É um estágio bastante proveitoso, que vai colocar o aluno, com sua carga teórica, frente a frente com a prática jurídica real e consolidar seu aprendizado para o futuro", afirmou Eriane.

Fonte: Assessoria de Comunicação PGE-PE.