1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Podcast Segundas Feministas aborda a resistência das mulheres contra o autoritarismo - Universidade de Pernambuco

Podcast Segundas Feministas aborda a resistência das mulheres contra o autoritarismo

No episódio 39 do podcast Segundas Feministas, que vai integrar o novo catálogo de audiovisuais disponibilizados pela Universidade de Pernambuco (UPE), a historiadora Andréa Bandeira narra a sua experiência como militante de esquerda e entrevista cinco mulheres que lutam por dignidade e um mundo mais justo. O programa de 29 minutos vai ao ar justamente na semana que marca os 57 anos do golpe militar de 1964.

Em sua tese de doutorado intitulada "Resistência cor-de-rosa-choque”, Andréa explorou a militância feminina no Recife durante o período ditatorial. O seu trabalho ressaltou a importância de se preservar a memória dessas mulheres e das violências cometidas por um governo autoritário.

Professora do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) e coordenadora de cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UPE, Andréa Bandeira faz parte do grupo de realizadoras do Segundas Feministas. O podcast no formato de entrevistas, no modelo de roda de conversa, registra o pensamento de acadêmicas, ativistas de movimentos sociais, feministas, historiadoras ou sujeitas de história.

O projeto, que teve o primeiro episódio veiculado em julho de 2020, hoje é custeado com recursos do Edital 1 PFA 2020, sendo reconhecidamente um projeto de extensão universitária. Mesmo assim, as edições dos programas são realizadas com equipamentos domésticos pessoais de cada integrante da equipe e integralmente de forma online.

Os episódios podem ser acessados em plataformas como Google Podcast, Spotify e Anchor.

O Segundas Feministas é uma realização da Universidade de Pernambuco juntamente com a Universidade Estadual de Montes Claros e do GT Gênero da ANPUH Brasil e com o apoio da Associação Nacional de História.