1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Primeiro artigo científico de estudante de graduação Física de Materiais UPE é aceito para publicação na PNAS - Universidade de Pernambuco

Primeiro artigo científico de estudante de graduação Física de Materiais UPE é aceito para publicação na PNAS

 

O estudante de graduação do curso de Física de Materiais da UPE, Mateus Granha, acaba de ter seu primeiro artigo científico na área de Física de Sistemas Complexos e Mercados Financeiros aceito para publicação no prestigiado jornal internacional de pesquisa Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). Sob a orientação do prof. Dr. André Vilela, o artigo científico intitulado "Opinion Dynamics in Financial Markets via Random Networks" aborda o problema de descrever o funcionamento de mercados financeiros, combinando teorias e métodos da Mecânica Estatística com dinâmicas de sistemas sociais e econômicos.

O trabalho do estudante é o primeiro artigo científico aprovado para publicação realizado por um estudante de graduação do curso de Física de Materiais. Sua pesquisa já havia sido premiada com Menção Honrosa durante a Semana Universitária da UPE, além de ter sido apresentada no APS March Meeting 2022. O trabalho marca também a formatura da primeira turma do curso de Física de Materiais, que foi recebida no ano de 2018.

 

Periódico PNAS

Com a transversalidade disciplinar da pesquisa em Física dos Sistemas Complexos realizada no trabalho, a equipe de pesquisadores elegeu a PNAS como escolha natural para divulgação do trabalho. A PNAS consiste em um jornal científico que publica artigos especiais em diversas áreas do conhecimento, como ciências físicas, sociais, biológicas e matemática. Com fator de impacto 12.779, o periódico PNAS é consolidado como um dos jornais científicos mais citados do mundo. Ao concorrer com publicações em diferentes áreas do conhecimento, a aprovação de um artigo científico desenvolvido por um estudante do curso atesta o perfil científico multidisciplinar de trabalho do curso de Física de Materiais com seus formandos.

A pesquisa foi desenvolvida no Centro e Laboratório de Simulação em Sistemas Complexos (CLASSICO) do curso de Física de Materiais da Escola Politécnica de Pernambuco e teve apoio financeiro da FACEPE, CNPq, POLI, UPE, da National Natural Science Foundation of China, da National Science Foundation (USA), da Defense Threat Reduction Agency (USA) e Department of Energy (USA).

 

Sobre o curso de Física de Materiais da UPE

O curso de Física de Materiais foi concebido com uma proposta inovadora, voltada para a formação de cientistas do terceiro milênio. Além das disciplinas comuns ao Bacharel em Física, o conjunto de disciplinas eletivas do curso permitem que o graduando FISMAT tenha liberdade de construir um perfil profissional que reflete suas aspirações ao mesmo tempo que incentiva o envolvimento em atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. A primeira publicação científica realizada por um estudante de graduação valida a proposta do curso de Física de Materiais da UPE em apontar novas formas e direções de promover o avanço tecnológico, econômico e social através de uma formação contemporânea e de perfil internacional de cientistas do futuro.