1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Professor da UPE publica artigo na área de Teoria de Campos - Universidade de Pernambuco

Professor da UPE publica artigo na área de Teoria de Campos

O professor do curso de física de materiais da Universidade de Pernambuco (UPE), Marcone Sena, publicou um artigo de pesquisa na área de Teoria de Campos em colaboração com o professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Piauí, Paulo R. S. Carvalho.

No trabalho, os autores investigam a influência do mecanismo de violação de Lorentz, que é analisado e tratado de forma exata, nas correções quânticas radiativas para os expoentes críticos das teorias de campo escalar massiva q-deformada com simetria ortogonal O(N) e interação λϕ

Uma das conclusões do trabalho é que os expoentes críticos q-deformados são insensíveis ao mecanismo de quebra de simetria de Lorentz concordando com a hipótese da universalidade.

O trabalho foi realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O artigo pode ser acessado através do link: Influence of exact Lorentz-violating mechanism on the critical exponents for massive q-deformed λϕ4 scalar field theory. International Journal Of Modern Physics D, 2019.