1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Professor do Campus Garanhuns da UPE desenvolve animação educacional sobre doença de Chagas - Universidade de Pernambuco

Professor do Campus Garanhuns da UPE desenvolve animação educacional sobre doença de Chagas

O coordenador do curso de Engenharia de Software do Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco, Ivaldir de Farias Júnior, desenvolveu uma animação sobre a doença de Chagas para um projeto de objetos educacionais digitais na área de imunologia. O trabalho foi realizado em parceria com alunos de Medicina e de Computação da UPE e da Universidade Estácio de Sá (Unesa) do Rio de Janeiro. O convite partiu do especialista em imunologia Vinícius Cotta de Almeida, professor da instituição de ensino superior fluminense.

A animação, que pode ser vista no YouTube, pretende auxiliar no entendimento da doença, servindo de objeto educacional digital livre para ser utilizado na rede de ensino. Através do intercâmbio de saberes entre a UPE e a Unesa, o trabalho apresenta uma forma menos típica de contaminação pelo barbeiro, inseto que desencadeia a doença de Chagas: a transmissão do Trypanosoma através da via oral. 

Coordenador do laboratório Cake Roll GameLab, incubado no Softex Recife, o professor Ivaldir de Farias Júnior afirma que o projeto não seria possível sem todos os parceiros envolvidos e colaboradores de áreas distintas e complementares. "Sem dúvida, foi um grande desafio para todos nós.” 

O professor também desenvolveu com o laboratório Cake Roll GameLab o minijogo para celular “Gota a Gota”. A proposta é conscientizar a nova geração no enfrentamento do grande desafio do século 21: a falta de água. O link para baixar o jogo é https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cakeroll.minigame.