Professor do campus Petrolina da UPE tem artigo publicado em coletânea nacional

O professor do curso de história do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina, Joachin Azevedo Neto, contribuiu com o artigo "Leituras e patologias literárias na obra de Lima Barreto (1881-1922)" “Epistemologia, Historiografia & Linguagens: Volume 02”. “Apropriando-se do conceito de "patologia literária", difundido entre médicos europeus do século XIX, Lima Barreto criticou o uso indiscriminado desse jargão por médicos e higienistas brasileiros, na Primeira República, para desmerecer ou marginalizar obras literárias repletas de críticas e denúncias sociais consistentes”, diz o docente.

O livro foi organizado pelos professores Dr. Gervácio Batista Aranha, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e Ms. Elton John da Silva Farias, doutorando em História pela Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de uma coletânea de artigos científicos, publicada em parceria com  a Editora do CCTA da UFPB, com o intuito de lançar mão de um conjunto de reflexões em torno das variáveis contida já em seu título.

Epistemologia, Historiografia & Linguagens, em seu segundo volume, busca demonstrar o lugar dos profissionais da História como aqueles que reúnem competências para se colocarem como intérpretes por excelência da experiência do outro ao longo do tempo. Experiências essas extensivas tanto a passados próximos ou remoto, bem como ao próprio tempo que se realizou essa produção acadêmica.

Exemplares da obra encontram-se para consulta pública no Laboratório de Ensino e Pesquisa em História (LEPHI) e na biblioteca setorial da UPE do campus Petrolina.