1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Profissionais do HUOC/UPE têm imunização garantida contra Covid-19 - Universidade de Pernambuco

Profissionais do HUOC/UPE têm imunização garantida contra Covid-19

Oito profissionais do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) receberam, na noite de segunda-feira (18), as primeiras doses da CoronaVac em Pernambuco.

A técnica em enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, a auxiliar de farmácia Wanessa Correia, o técnico de laboratório Marcos Alexandre Correia, a enfermeira de UTI Joyce Mendes, o nutricionista Rodrigo Silveira, a fisioterapeuta Thatiana Vasconcelos, a fonoaudióloga Daniele Maria da Silva Oliveira e o médico da UTI pediátrica José Carneiro Leão Filho agora integram o pequeno grupo de brasileiros que terão imunização garantida contra uma doença que provocou mais de 210 mil mortes no país desde o surgimento dos primeiros casos em março de 2020.

Produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo em parceria com a fabricante chinesa de medicamentos Sinovac Biotech, a CoronaVac tem uma eficácia geral de 50,38%, o que significa que uma parte dos oito profissionais do HUOC, unidade do complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), poderá até adoecer, mas não terá sintomas graves que implicariam internação, ida para UTI ou necessidade de oxigênio.

A enfermeira de saúde indígena Penha Atikum, de Carnaubeira da Penha, também recebeu uma dose de vacina na cerimônia realizada pelo governo do estado no auditório Jaime Scherb da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade de Pernambuco (UPE).

"Estou emocionada porque é um momento histórico para mim e para todos. Estamos vitoriosos diante desta situação", ressaltou no seu curto discurso a técnica em enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no estado.

Nesta terça-feira (19), mais 80 profissionais de saúde do HUOC receberão a vacina. A prioridade neste primeiro lote é para os que atuam nas UTIs.