1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Programa de Pós-graduação da Poli/UPE utiliza robô para desenvolvimento de projetos - Universidade de Pernambuco

Programa de Pós-graduação da Poli/UPE utiliza robô para desenvolvimento de projetos

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE) iniciou o semestre com novidades para o incremento do processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos. Agora, os alunos passam a contar com o robô de última geração “NAO” para desenvolvimento dos projetos da disciplina Visão Computacional do programa.

Para o professor da UPE e responsável pela iniciativa, Prof. Byron Leite, a utilização do robô vai estimular, cada vez mais, o pensamento científico para formação de jovens pesquisadores. “A disciplina ainda recebe alunos de graduação dos últimos períodos dos cursos de Engenharia da Poli/UPE e a novidade estimula e amplia a integração com a graduação”, ressaltou.

Ainda de acordo com o Prof. Byron, os alunos aprenderão a desenvolver algoritmos que possibilitarão que o robô reconheça as pessoas que estão interagindo com ele, por meio de sua face, além de identificar seu estado emocional por meio de suas expressões faciais. "Outra habilidade que desejamos incorporar no robô é a identificação de objetos e a leitura de textos, de forma que o robô possa auxiliar pessoas com deficiência visual", destacou.

A disciplina Visão Computacional conta ainda com a participação do bolsista CAPES de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação, Dr. Estanislau Batista Lima, sob a supervisão do Prof. Byron Leite.

ROBO “NAO” - foi adquirido por meio do projeto PRONEX (APQ-0880-1.03/14), fomentado pela Facepe, com recursos que somam o valor de R$ 805.000,00. O projeto intitulado "Robôs Sociais para Manipulação Móvel com Destreza" é desenvolvido pelos professores da UPE Byron Leite, Carmelo Bastos, Bruno Fernandes, Fernando Buarque, Alexandre Maciel, Maria Lencastre, Sergio Campello e Diego Rativa, em parceria com o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).