1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Projeto de extensão do HUOC/UPE abre inscrições para ciclo de estudos e debates sobre o SUS - Universidade de Pernambuco

Projeto de extensão do HUOC/UPE abre inscrições para ciclo de estudos e debates sobre o SUS

Residentes, profissionais e discentes da área de Saúde Pública podem se inscrever para participar do I Ciclo de Estudos e Debates em Saúde Pública promovido pelo Pode Respirar!, um projeto de extensão da Universidade de Pernambuco (UPE).

Os encontros ocorrerão sempre às terças-feiras, às 19h, no formato de Grupo de Estudos, com início no dia 13 de abril e término em 30 de novembro deste ano.

Programação, carga horária e inscrições estão disponíveis diretamente no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJqlQKoDTWLx5VXmucBgnLQrCyOrfBweEJpE8FgZwhxdvv4Q/viewform?gxids=7628

Com carga horária total de 80h, serão utilizados o Google Sala de Aula e o Google Meet para os encontros online semanais.

A inscrição é gratuita. Caso haja mais inscritos que o número de vagas, os interessados serão avisados por e-mail que foram incluídos na lista de espera.

Serão conferidos certificados de curso de extensão para aqueles que concluírem todas as etapas propostas pelo Ciclo de Estudos: participação mínima de 75% em todas as atividades propostas incluindo a entrega do trabalho final no formato Relato de Experiências (se decorrente de projeto de intervenção); Comprovante de Submissão ao Comitê de Ética e Pesquisa (se Projeto de Pesquisa) e/ou Artigo Científico.

O I Ciclo de Estudos e Debates em Saúde Pública do Pode Respirar! tem o objetivo de refletir sobre a história, fundamentos e princípios da atenção ao usuário do Sistema Único de Saúde no contexto da Reforma Sanitária.

Iniciado em 2016, o projeto de extensão Pode Respirar! Discutindo Promoção da Saúde no SUS/UPE tem relação com a tese de doutorado defendida pela assistente social Soraya Cavalcanti.

Da incorporação dos temas Tabagismo e Redução de Danos no cotidiano dos profissionais de Saúde Pública, o projeto expandiu sua abordagem também para Prevenção e Enfrentamento de Violências no âmbito da Saúde Pública e HIV/Aids: Impactos da atual conjuntura no enfrentamento da epidemia. Esta última temática faz parte do tema de mestrado da assistente social Renata Fernandes.

Soraya e Renata trabalham na Divisão de Serviço Social do Hospital Universitário Oswaldo Cruz/UPE e coordenam o projeto de extensão Pode Respirar!

O trabalho conta com a participação da professora Sheilla Rocha, do curso de Serviço Social da Universidade de Pernambuco.

Conteúdo Programático do Ciclo de Estudos em Saúde Pública

13/04: Abertura do I Ciclo de Estudos e Debates em Saúde Pública do Projeto de Extensão Pode Respirar!;
13 e 20/04: Capitalismo e Conservadorismo na América Latina;
27/04 e 04/05: Política de Saúde no Brasil;
11 e 18/05: A contrarreforma da Política de Saúde no Brasil:
25/05 e 01/06: A reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial;
08 e 15/06: Mulheres vivendo com HIV/Aids: processos de (auto)cuidado, violências e sorofobia. Percursos da Política de Saúde;
22 e 29/06: Notificação de Acidentes e Violências nos Serviços de Saúde;
06 e 13/07: Políticas de Saúde e condições de trabalho;
20 e 27/07: Residências Multiprofissionais em Saúde;
03 e 10/08: Extensão Universitária;
17 e 24/08: Retrocessos Sociais na Atualidade da Saúde Pública Brasileira;
31 e 14/09: Vigilância em Saúde no SUS;
21 e 28/09: Desafios da Luta pelo direito à Saúde no Brasil;
05 e 19/10: Saúde Mental e Trabalho;
26/10 e 09/11: O Trabalho na Saúde no Contexto da Pandemia de Covid-19;
16 e 23/11: Educação Remota no Atual contexto Brasileiro;
30/11/2021: Encerramento: Apresentação dos produtos do I Ciclo de Estudos em Saúde Pública do Projeto de Extensão Pode Respirar!