1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Projeto de professora do Campus Petrolina da UPE é aprovado na primeira etapa de edital que financia inovações tecnológicas - Universidade de Pernambuco

Projeto de professora do Campus Petrolina da UPE é aprovado na primeira etapa de edital que financia inovações tecnológicas

O desenvolvimento de novas técnicas de conservação de alimentos utilizando óleos essenciais e compostos bioativos naturais, tema de estudo da professora do Departamento de Nutrição do Campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE), Claudileide Sá, teve projeto aprovado na primeira fase do Edital Catalisa ICT, que selecionou mil pesquisas com potencial de inovação dentre diversas instituições de todo o Brasil.
 
O Catalisa ICT é uma iniciativa articulada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com a parceria de entidades do ecossistema nacional de inovação. O objetivo é acelerar e fomentar negócios pioneiros a partir do conhecimento gerado nas universidades.
 
Haverá apoio financeiro de até R$ 150 mil por pesquisa selecionada. Intitulado “Aplicação de óleos essenciais vegetais naturais na conservação de alimentos”, o projeto de Claudileide Sá segue uma linha de pesquisa que vem sendo explorada desde 2014. 
 

Coordenadora do laboratório de ensino, pesquisa e extensão em tecnologia de alimentos e alimentação coletiva do Campus UPE de Petrolina, a professora é doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Gestão da Segurança de Alimentos pela Faculdade Senac/PE.

O projeto aprovado na primeira fase do Catalisa ICT busca promover métodos naturais para conservação de alimentos. No início deste ano, Claudileide Sá e equipe publicaram artigo na revista científica Research, Society and Development abordando a aplicação de um revestimento bioativo à base de fécula de mandioca e beterraba acrescido de óleo de copaíba bálsamo para conservação de carne bovina in natura. O óleo de melaleuca (conhecida como árvore do chá) também vem sendo estudado como alternativa de preservação da carne.

A pesquisa da professora da UPE vai passar ainda por mais três fases no Catalisa ICT. Agora, os participantes serão apoiados com capacitações e conexões com o mercado para elaborar um Plano de Inovação a partir de seus resultados e depois pleitear o fomento por meio de um edital específico.

Na próxima etapa, os projetos serão selecionados e executados. Por último, é feita uma articulação com investidores, em que podem ser formadas novas empresas (startups) e/ou a transferência de tecnologia.