1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Reitor da UPE e secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação prestigiam posse de novos diretores do Campus Petrolina - Universidade de Pernambuco

Reitor da UPE e secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação prestigiam posse de novos diretores do Campus Petrolina

O Campus Petrolina da Universidade de Pernambuco tem nova administração. Em cerimônia na tarde desta segunda-feira (19) que contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) Lucas Ramos e do reitor da UPE Pedro Falcão, os professores Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva e Maria Aline Rodrigues de Moura assumiram os cargos, respectivamente, de diretor e vice-diretora para o quadriênio 2021-2025. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal UPE nas Redes no YouTube.

O novo diretor do Campus Petrolina afirmou, em seu discurso, que sua gestão, em parceria com Aline Rodrigues, vai cumprir os requisitos que regem a UPE: autonomia, gestão democrática, pluralismo de ideias, ética e responsabilidade social.

Tarcísio destacou a longa trajetória de consolidação do ensino superior no Sertão do São Francisco desde a fundação da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina, em 1968, que deu origem a uma unidade da Universidade de Pernambuco que é destaque em cursos de Pedagogia e na área de Saúde.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Lucas Ramos afirmou que o Campus Petrolina tem uma diretoria eleita por todos os representantes desta unidade da UPE em um momento que o cenário universitário brasileiro sofre ataques à democracia, à ciência, à produção científica. Segundo ele, o papel da universidade é a construção de um futuro melhor.

Como exemplo, Lucas Ramos ressaltou que, em pleno cenário de pandemia de Covid-19, a clínica de fisioterapia do Campus Petrolina vai se tornar referência na área de reabilitação pulmonar.

Encerrando a cerimônia, o reitor Pedro Falcão desejou sorte aos novos diretores e enfatizou que a posse ocorre no mesmo dia em que as instituições públicas de ensino superior de Pernambuco que integram o Consórcio Universitas lançaram uma campanha integrada para destacar a obra do educador Paulo Freire no ano do seu centenário de nascimento.

Citando o patrono da educação brasileira, o reitor disse que a UPE deve participar do projeto de desenvolvimento de Pernambuco, para que o estado seja socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.

Pedro Falcão parabenizou a gestão anterior da professora Leilyane Conceição de Souza Coelho, que se encerra realizando um papel importante na restruturação do Campus Petrolina. Segundo ele, o trabalho da UPE nos seus 30 anos de existência é uma obra de construção coletiva, devendo-se valorizar o que foi feito pelas gerações anteriores. "Neste cenário incerto, devemos perseverar na nossa  responsabilidade com a sociedade", defendeu.