1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Reitor destaca ações da UPE no combate à Covid-19 em defesa da ciência - Universidade de Pernambuco

Reitor destaca ações da UPE no combate à Covid-19 em defesa da ciência

O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE) Pedro Falcão publicou artigo no informe da Associação Pernambucana de Ciências (APC) destacando as ações realizadas no combate à pandemia de Covid-19. O link para o conteúdo na íntegra é http://academiapc.org.br/noticias/a-universidade-de-pernambuco-no-combate-a-pandemia-do-novo-coronavirus/.

O texto integra uma edição especial em homenagem às vítimas do coronavírus no estado. Reitores das universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) também fizeram um balanço do que foi feito nestes novos tempos.Outros dez artigos de cientistas completam a coletânea, que pode ser acessada online.

Vice-presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e coordenador do Consórcio Pernambuco Universitas, Pedro Falcão destacou que a UPE - e as demais instituições de ensino superior - não agiram apenas com medidas emergenciais pensadas única e exclusivamente em tempos de crise, mas com ações estruturadas e permanentes que são vivenciadas pela população brasileira.

Em relação à UPE, o reitor ressaltou a ampliação da equipe de enfermagem do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e a realização de uma seleção simplificada para mais de 670 profissionais de saúde para reforçar a equipe do Complexo Hospitalar formado pelo HUOC, o Pronto-socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape) e o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam).

A universidade produziu ainda uma grande quantidade de álcool 70% numa colaboração entre a Escola Politécnica (POLI) e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) para auxiliar na higienização dos hospitais e do Multicampi de Garanhuns.

Pesquisadores da Escola Politécnica, da área de Engenharia da Computação, construíram um dispositivo para monitorar sinais biológicos necessários para a triagem e acompanhamento de pacientes portadores do Covid-19.

De acordo com o reitor, outro destaque foi a parceria da UPE com a UFPE e a UFRN e o Instituto Curie para analisar os índices de isolamento social em Pernambuco e em específico na Região Metropolitana do Recife por meio da utilização de dados do Google e da In Loco.

Máscaras de proteção facial, conhecidas como face shields, foram transformadas em um processo industrializado para produção em maior escala com parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e várias empresas do setor privado.

Além destas inovações tecnológicas, a UPE produziu e veiculou quase 150 materiais audiovisuais e mais de 60 podcasts com o intuito de difundir informações e saberes de interesse público, combatendo as fake news.

"Isso demonstra o que a ciência é capaz de fazer, mesmo trabalhando com meios cada vez mais escassos e com uma grande indiferença social. (...) Apoiar as universidades e a ciência é um investimento estratégico e inteligente contra um discurso empobrecido e que adoece o país tanto quanto a letalidade de um vírus. Graças à ciência chegamos até aqui. Que sigamos com ela", finaliza o reitor da UPE.

A Academia Pernambucana de Ciências foi fundada em janeiro de 1978 e reúne personalidades de destaque nas mais diversas áreas do conhecimento do estado.